ARTES VISUAIS

Morre artista plástico e escultor olindense Corbiniano Lins

Corbiniano Lins estava internado no Hospital Albert Sabin há 30 dias. O artista atuou junto com Samico, Celina Lima Verde e Abelardo da Hora

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 11/03/2018 às 11:41

Imagem

Morreu na noite desse sábado (10) o artista plástico José Corbiniano Lins. O escultou faleceu aos 94 anos em decorrência do agravamento de uma diverticulite aguda e da insuficiência renal. Corbiniano internado há 30 dias no Hospital Albert Sabin.

O corpo do artista olindense, que iniciou como pintor em 1924, está sendo velado no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife. O sepultamento marcado para as 16h. Corbiniano deixa oito filhos, oito netos e 10 bisnetos.

Carreira

Nascido em 2 de março de 1924, o olindense gostava de copiar desenhos, quadros, gravuras desde os oito anos. Corbiniano participou do movimento de Arte Moderna do Recife, na década de 1950, junto a nomes como Abelardo da Hora, Reynaldo Fonseca, Samico e Celina Lima Verde.

Em 1952, ingressou no Atelier Coletivo de Olinda. Seu traço mais marcante é como esculpe, em pedra ou metal, a sensualidade feminina de forma tão leve, sutil. Também fez trabalhos como serígrafo.

As esculturas com formas femininas talvez sejam o principal traço do artista. Costumava usar uma faca para confeccionar as obras.

Imagem

É dele o painel Revoluções Pernambucanas (1817, 1824, 1948), de 1967. Está localizado na Praça General Abreu e Lima, que fica na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.

Em 2015, deu nome à Galeria de Arte do Sesc Santo Amaro, quando fez uma das últimas mostras. É protagonista de documentário Corbiniano, de Cezar Maia, que recebeu menção honrosa do júri do Cine PE 2014.

Corbiniano era conhecido no Brasil e internacionalmente. Já expôs em galerias, museus, espaços culturais e salões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de outros países da Europa, da América Latina e do Oriente Médio.

Pesar

Em nota, o governador Paulo Câmara lamentou a morte de Corbiniano e prestou solidariedade à família. Confira o texto completo:

"Pernambuco e o Brasil perdem um dos seus maiores escultores com a morte do mestre Corbiniano Lins. Ao longo de sete décadas, primeiro como pintor e depois na escultura, Corbiniano nos encantou com sua arte sensual e apaixonada. Enquanto foi possível, ele não abriu mão da sua vocação. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e admiradores".

*Com informações do Social 1