idade nova

Recife e Olinda: cidades irmãs até no aniversário

Duas irmãs, uma que mora no Recife e outra em Olinda, falam sobre as cidades onde moram e tanto amam

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/03/2018 às 8:57

Imagem

Duas cidades, duas irmãs. Recife e Olinda fazem aniversário neste 12 de março. A primeira, mais nova e capital de Pernambuco, completa 481 anos. A segunda, patrimônio histórico e cultural da humanidade, é dois anos mais velha e faz 483 anos. Separadas por apenas sete quilômetros, são chamadas de cidades irmãs. Então, convidamos duas irmãs, uma que mora no Recife e outra em Olinda, para falar sobre as cidades onde moram e que tanto amam.

A publicitária Milena Ferreira é tão ligada à Capital que faz aniversário um dia antes dela. Nesse domingo (11), completou 35 anos e hoje ela comemora a idade nova do Recife. "Eu tenho um carinho enorme pela cidade, pela praticidade de morar, tem tudo perto, você resolve tudo pertinho, faz passeios maravilhosos como é o passeio de catamarã pelas pontes, é uma verdadeira aula de história".

Ouça reportagem de Leonardo Vasconcelos:

Vários locais da cidade marcaram a história de Milena. "Depois que minha filha nasceu eu passei a olhar com outros olhos, nos passeios culturais, no museu do frevo, no Horto de Dois Irmão, na Praça da Jaqueira, que foi onde eu batizei minha filha (ali na capelinha)", conta. Hoje, ela não troca Recife por nada. "Amo isso aqui, aprendi a amar e não deixo isso aqui por nenhuma outra cidade".

Já a irmã dela, Luciana Vasconcelos, de 49 anos, apesar de ter nascido no Recife, é apaixonada por Olinda, onde foi criada desde criança. "Eu sou Olindense de coração. A cidade é maravilhosa, aqui eu me sinto tranquila, me sinto feliz, adoro caminhar na cidade", diz. Entre tantas lembranças, a de onde estudou é especial. "Estudei a minha vida inteira na Academia Santa Gertrudes, então sempre que vou à Sé, passear, levar algum amigo, comer uma tapioca, que por sinal é a melhor do mundo, passo ali na frente e vem a minha infância, a minha adolescência, o quanto foi bom aquele lugar.

Luciana e toda a família tem uma ligação íntima com o famoso Homem da Meia-Noite. "O atual presidente é um primo, antes dele foi o meu tio. São anos e anos com a família dentro do clube. Não é simplesmente um bloco, o Homem da Meia-Noite é vida. Na hora que o calunga sai, é uma coisa mágica".

Ouça o historiador Laonardo Dantas falando sobre as cidades:

E nem adianta tentar tirá-la de Olinda. "O meu canto, o meu lugar é aqui. Meu coração está aqui. Pra mim, Olinda é insubstituível. Eu quero ficar aqui até ficar bem velhinha".

A pesar das diferenças quando se encontram tudo se encaixa. É como se uma completasse a outra, assim como Recife e Olinda. para Milena, é questão de DNA. Para Luciana, ela e a irmã são bem próximas, assim como as cidades.

Confira a programação das cidades nesse aniversário

Recife

15h - Na Avenida Rio Branco, no Centro do Recife, desfilam os vencedores do Grupo Especial do concurso de agremiações do carnaval de 2018.

19h - No palco montado na esquina da Rua Dona Maria César com a Avenida Rio Branco, a festa será comandada pela Família Salustiano, banda formada pelos filhos, netos e agregados do Mestre Salu. Eles vão apresentar o repertório de coco, ciranda, cavalo marinho, maracatu, frevo e todos os ritmos que fazem parte da cultura pernambucana. Em seguida o tradicional "Parabéns" será seguido pela queima de fogos no Marco Zero. O bolo de aniversário do Recife terá 400 quilos e será distribuído ao público em 3.500 fatias.

Olinda

06h – Repicada dos sinos das Igrejas do Sítio Histórico;

08 às 14h – Orla de Bairro Novo (em frente ao antigo quartel): Vôlei, futevôlei e aulão de ginástica;

14h – Praça do Carmo: oficina de pintura com João Andrade;

14 às 18h – Praça do Carmo: espaço de recreação infantil, com brinquedos infláveis;

15h - Avenida Colibri, 5ª etapa de Rio Doce: Desfile de 35 bonecos gigantes, finalizando próximo ao Terminal Integrado de Rio Doce;

15h - Praça do Carmo: Show do grupo Crioulas (samba raiz); 16h – Praça do Carmo: Show de Júnior Chumbago e Família;

17h - Praça do Carmo: Show de Ciro Vasco (samba) 18h – Praça do Carmo: Orquestra Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO);

19h - Praça do Carmo: corte do bolo e show pirotécnico;

19h30 - Praça do Carmo: Show da Orquestra Beberibe;

20h30 – Praça do Carmo: Jefferson Rouche.