ENTRETENIMENTO

Paixão, inovação e nostalgia: especial videogames no Frequência 2.0

Do Atari aos jogos com captura de movimentos, “Frequência 2.0” embarca no universo digital com game designers e Museu do Videogame Itinerante

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/03/2018 às 13:57

Imagem

Elementos marcantes da infância de muita gente, os videogames são hoje um mercado que rende bilhões de dólares pelo mundo e uma legião de fãs apaixonados por essa modalidade que é mais do que um simples jogo. Esse foi o universo da edição especial do “Frequência 2.0”, que você acompanha na íntegra abaixo.

Confira abaixo o programa completo:

Da paixão à profissão

Os jornalistas Rafael Souza e Ravi Soares entrevistaram dois criadores de videogames de Pernambuco, Léo Lima, do CESAR, e Tatyane Calixto, ligada ao Porto Digital. Os dois profissionais falam de como o mercado de games é intenso, além dos desafios da carreira, ainda muito fechada.

“Não consigo imaginar desenvolver jogos sem que você goste mesmo de jogar. Quando vai desenvolver é necessário ter os elementos”, diz Tatyane Calixto. Já Léo Lima destaca que o processo para criar um jogo é muito longo e que cada criador joga várias vezes o trabalho que está desenvolvendo.

História dos videogames

No quadro “Mistura Massa”, uma entrevista com Cleidson Lima, curador do Museu do Videogame Itinerante, que está ancorado no Recife até o fim deste mês. São mais de 300 videogames, dos lendários aos mais modernos, em uma exposição gratuita no Shopping Center Recife.

Geeks, tecnologia, sexo e astrologia

No quadro “Tá Ligado”, tudo sobre a primeira feira geek da Zona da Mata pernambucana. O Vitória Geek acontece no próximo sábado (24), no Vitória Parking Shopping, em Vitória de Santo Antão. A entrada é gratuita.

Já o South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de tecnologia e cultura pop do mundo, também foi destaque no “Frequência 2.0”. A jornalista Maria Luiza Borges participou do evento e falou direto do Texas, nos Estados Unidos. Ela entrevistou Kondzilla, realizador de um dos maiores canais de música do mundo.

Na coluna “Sexo e relacionamento”, a sexóloga Silvana Melo dá dicas para derrotar a falta de libido. E no quadro “Astros e Estrelas”, a astróloga Angela Brainner fala das mulheres dos signos de Áries, Leão e Sagitário.