protesto

Ambulantes do Centro do Recife prometem mobilização por toda quarta

Manifestantes protestam contra retirada de comerciantes informais não cadastrados da região

Com informações de Rafael Carneiro
Com informações de Rafael Carneiro
Publicado em 04/04/2018 às 11:49
Rafael Carneiro/Rádio Jornal
FOTO: Rafael Carneiro/Rádio Jornal

Ambulantes da Rua Direita fecharam vias do centro do Recife, na manha desta quarta-feira (4), em protesto a uma ação da Prefeitura do Recife, que deu início, nessa terça-feira (3), à retirada de comerciantes informais não cadastrados da região. A manifestação começou na Dantas Barreto com entulhos bloqueando o trânsito. O pedido dos ambulantes é que o prefeito Geraldo Julio reconsidere a possibilidade de cadastrar os trabalhadores para que eles possam continuar as atividades. Durante a tarde, eles prometem dar continuidade aos pedidos.

Maria Joselita, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci), que os trabalhadores da Rua Direita tiveram mercadorias tomadas, pessoas espancadas e muito confusão. A prefeitura não estaria aberta ao diálogo. A mobilização, no fim da manhã, retornou para a Rua Direita. Muitos dos comerciantes formais desceram as portas e movimento nas ruas caiu.

Nota

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informou que "tem trabalhado para melhorar o ordenamento do comércio informal do Recife, a exemplo do que aconteceu nos bairros de Casa Amarela, Nova Descoberta, Água Fria, Afogados".

O comércio no Centro ficou fraco nesta quarta-feira (4)
O comércio no Centro ficou fraco nesta quarta-feira (4)
Rafael Carneiro/Rádio Jornal

Na manhã desta terça-feira (3), a Semoc realizou uma fiscalização aos ambulantes não cadastrados das ruas da Penha e Direita, no Bairro de São José. É importante salientar que os ambulantes não cadastrados foram notificados sobre a impossibilidade de permanecer na área. Na área, cerca de 130 comerciantes informais estão autorizados a permanecer, desde que nos locais indicados e em equipamentos autorizados. Os comerciantes cadastrados que hoje vão permanecer nas ruas, serão abrigados no Centro Comercial do Cais de Santa Rita, que está em obras e vai ter duas etapas inauguradas ainda este ano.