CHUVAS

Áreas de risco: Defesa Civil do Recife orienta que moradores façam cadastro

A Defesa Civil do Recife disponibiliza o telefone 0800 081 3400 e o atendimento funciona 24 horas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/04/2018 às 15:06
Foto: Felipe Jordão/ JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Jordão/ JC Imagem

Com a chegada do período chuvoso, moradores de áreas de risco no Recife devem ficar atentos para realizar na Defesa Civil um cadastro com os dados do local onde vive.

De acordo com o órgão, 25 mil pessoas das Zonas Norte, Sul e Oeste da cidade já possuem o cadastro e receberam o aviso das chuvas por meio de SMS. A mensagem é enviada pelo celular e orienta que os moradores se protejam ou fiquem em locais seguros como casa de parentes e amigos durante a chuva.

No Recife, os pontos mais críticos são os altos que ficam na Zona Norte da capital além de bairros como Porto da Madeira, Beberibe, Casa Amarela, Dois Unidos e Santo Amaro. Já na Zona Sul, os bairros do Jordão e o Ibura são os mais prejudicados neste período.

Moradores reclamam da situação

Edmilson Amorim mora na Rua Rio Prado, bem em frente ao canal que corta a Avenida Dois Rios, desde ontem ele está temeroso com a situação. Mas ainda não recebeu nenhum informativo da Codecir. "Toda vez quando chove transborda direto (...) Não chegou nada no celular, nem ligaram também", disse.

O aposentado José Carlos também sofre com a água dentro de casa. "Fica muito difícil mesmo. Tão difícil que a gente não dorme de noite. Todo mundo acordado só esperando a água entrar", falou o morador.

Os moradores reclamam que não conseguem contato com a Codecir.

Mas é preciso ficar atento. Aqueles que moram nas áreas críticas devem fazer o cadastro no site da Codecir para receber o alerta. O secretário executivo da Defesa Civil no Recife, Cássio Sinomar, reforça a importância do preenchimento dos dados.

Registro no Recife

De acordo com a Prefeitura do Recife a cidade registrou só na última quarta-feira (11) um volume de 100 milímetros de chuva quantidade esperada para 10 dias.

O telefone para entrar em contato com a Defesa Civil do Recife é o 0800 081 3400 o atendimento funciona 24 horas. Quem preferir também pode entrar em contato pelo e-mail Codecir.

Médica alerta para riscos de doenças

A repórter Clarissa Siqueira conversou com a médica da família, Fátima Nepomuceno, sobre as doenças que surgem nessa época do ano em decorrência do contato com a água suja.