LA CASA DE PAPEL

Justiça estipula fiança para grupo preso ao tentar invadir Cotel

Quatro jovens, incluindo um menor de idade, foram presos nesta terça-feira ao tentar invadir Cotel vestindo roupas da série espanhola La Casa de Papel

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/04/2018 às 15:42
Foto: Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem

Após audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (18), no Fórum de Olinda, os youtubers que tentaram invadir o Cotel, em Abreu e Lima, fantasiados dos personagens da série espanhola La Casa de Papel. Gerson Albuquerque, Wesley Costa e Matheus Oliveira foram julgados pelo juiz Thiago Fernandes Cintra que estipulou uma fiança para cada um de R$ 5 mil.

Os familiares estão tentando levantar o valor para que o grupo responda em liberdade. O trio está preso desde esta terça-feira (17). Um quarto integrante, menor de idade, foi liberado no dia do episódio.

A Polícia Civil autuou três deles, que são maiores de idade, pelos crimes de violação de domicílio qualificado (por entrarem contra a vontade expressa em compartimento não aberto ao público), favorecimento real (por terem ingressado com celulares em estabelecimento prisional), falso alarma (por terem provocado tumulto no estabelecimento prisional) e corrupção de menores, já que tinha um adolescente no grupo. O adolescente respondeu a um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) e foi liberado após procedimentos legais.

Youtubers foram levados para a Delegacia do Paulista
Youtubers foram levados para a Delegacia do Paulista
Divulgação/ Polícia Civil

Entenda

Nesta terça-feira (17), quatro jovens, sendo um deles menor de idade, tentaram invadir o Cotel, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, trajando as famosas roupas utilizadas pelos personagens da série espanhola La Casa de Papel. Sucesso da Netflix, a trama narra um estratégia assalto à Casa da Moeda espanhola.

Ainda na delegacia, Gerson Albuquerque, responsável pelo canal na plataforma de vídeo YouTube, disse que a ideia era fazer uma pegadinha. "A intenção nunca foi entrar no Cotel. Nós temos amor à vida", disse. "A gente não fez isso por brincadeira, não ia mencionar assalto, de forma alguma, e a intenção da pegadinha era só passar na frente", explicou.

Ouça a justificativa de Gerson:

Segundo Gerson, na delegacia os policiais jogaram spray de pimenta contra eles. "Botaram a gente lá para dentro, encheram a gente de spray de pimenta, fizeram pressão na gente, trataram a gente como bandido. Eu posso ter cometido um erro, mas eu nunca fui algemado na minha vida. Eu sou bandido porque eu fiz uma pegadinha que deu errado?", irritou-se.