ORGANIZAÇÃO

SDS anuncia prazo para pedido de segurança em festas juninas

Os eventos privados ou organizados pelas prefeituras deverão fazer a solicitação de segurança por um endereço de e-mail único

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/04/2018 às 15:32
Rafael Carneiro/ Rádio Jornal
FOTO: Rafael Carneiro/ Rádio Jornal

O Grupo de Trabalho São João 2018 da Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentou, nesta sexta-feira (27), os detalhes para a execução dos eventos privados ou organizados por prefeituras de todo Estado. Organizadores de festividades deste período junino devem ficar atentos aos prazos estipulados para solicitação de efetivo, vistorias de estruturas e horários de realização dos eventos.

De acordo coma a SDS, é necessário que os organizadores enviem o pedido de lançamento de efetivo, até 11 de maio, seja prefeituras ou festas privadas independentemente do porte da festa.

Humberto Freire, secretário executivo de Defesa Social, explica quais critérios deverão ser analisados pelo GT São Jõao. “O porte do evento é um dos fatores principais e também o planejamento, quais são as atrações. Todos esses critérios ou esses fatores influenciarão na análise que o grupo de trabalho fará nos pedidos”, destacou.

Como solicitar segurança

As demandas deverão ser solicitadas por um endereço de e-mail único, uma novidade deste ano. O requerente deve fornecer informações básicas sobre o evento como data, local, horário de realização, atrações e estimativa de público. Os pedidos vão atender a ordem de entrada no e-mail [email protected].

Mas depois da entrega é muito importante o envio da autorização da realização do evento emitido pelas prefeituras até 8 dias antes da data festa neste mesmo endereço eletrônico disponibilizado pelo GT São João. É com o resultado destas solicitações, que será finalizado o planejamento de lançamentos de policiais militares e civis e também de homens do corpo de bombeiros.

No caso de uso de camarotes, palcos e trios elétricos a solicitação deve obedecer aos mesmos prazos, só que a vistoria fica sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros, como detalhou Adriano França, tenente coronel do Corpo de Bombeiros.

Os requerimentos devem ser solicitados no site bombeiros.pe.gov.br, onde os interessados terão uma série de requisitos a serem seguidos. Uma outra definição do GT São João 2018 da SDS é em relação aos horários de realização das festas.

Nas sextas e sábados e no dia 24 de junho, os eventos vão ocorrer entre 10h e 2h do dia seguinte. Domingos e demais datas o horário é reduzido: entre 10h e 0h do dia seguinte. Alguns casos excepcionais podem ser analisados e autorizados pela SDS.