violência

Nos bairros mais violentos de PE não há hora certa para assassinatos

No Recife, bairros como Cohab e Ibura, na Zona Sul, ganham destaque no índice da criminalidade

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 06/06/2018 às 10:46
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Os números divulgados nesta terça-feira (6) pelo Atlas da Violência, com base em dados do Ministério da Saúde, através de estudos do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que Pernambuco está entre os estados com maior taxa de letalidade do País ocupando o sexto lugar no ranking referente ao ano de 2016, onde o Brasil registrou 62.517 assassinatos. Deste número, Pernambuco somou quase 48 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Os jovens do sexo masculino, com idade entre 15 e 19 anos, representam maior parte das vítimas.

Os dados também apontam que a violência contra a mulher e que os registros de estupros são de vítimas menores de 18 anos. O número da letalidade em Pernambuco mostra que a vitimização foi por arma de fogo, motivada pela disputa com o tráfico de drogas. No Recife, bairros como Cohab e Ibura, na Zona Sul, ganham destaque no índice da criminalidade. Moradores que preferiram não se identificar, afirmaram que não existe hora certa para os homicídios por conta das drogas.

Ouça informações com Juliana Oliveira:,

Estado

Outros bairros como Charneca, Charnequinha e Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, além de Cajueiro Seco, Muribeca e Cavaleiro, em Jaboatão, também apresentam índice de criminalidade alarmante. Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informa que o Atlas mostra que o Estado foi uma entre as sete unidades da Federação que reduziram a taxa de homicídios por 100 mil habitantes entre os anos de 2006 e 2016. A nota também informa que desde o segundo semestre de 2017 os crimes violentos letais intencionais estão em curva de redução.