São João

Cuidados com fogos de artifício devem começar já na hora da compra

Crianças e pessoas que ingeriram bebida alcoólica não podem, em hipótese alguma, manusear os fogos de artifício

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 08/06/2018 às 7:40
Foto: Beto Figueirôa/Acervo JC Imagem
FOTO: Foto: Beto Figueirôa/Acervo JC Imagem

Cuidados com fogos de artifício devem começar já na hora da compra, alerta o Corpo de Bombeiros. A orientação é procurar as barraquinhas que têm o aval da prefeitura para comercializar esses produtos. O certificado é uma garantia de que são respeitadas regras de comercialização. Crianças e pessoas que ingeriram bebida alcoólica não podem, em hipótese alguma, manusear os fogos de artifício.

Antes do uso, é preciso ler atentamente a embalagem e nada de desmontar nem fazer experiências com o material explosivo. Na lista de restrições na hora de soltar estão os locais fechados, com muitas pessoas ao redor e próximos à rede elétrica. De acordo com os especialistas, a distância segura para usar os fogos é entre 30m e 50m.

Queimaduras: o que fazer

O capitão do Corpo de Bombeiros Cledson Azevedo detalha o que fazer em caso de acidente com queimadura. A primeira iniciativa é colocar água corrente. Também é recomendável umedecer um pano limpo e colocar por cima da ferida até chegar no hospital. Não retire plásticos ou tecidos que estejam sobre a queimadura para não prejudicar a pele.

Ouça entrevista completa: