mobilidade

Protesto cobra discussões da CPI do Transporte na Alepe

Movimentos que pedem melhorias no transporte público aproveitaram para lembrar que obras estruturais não foram 100% entregues

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 14/06/2018 às 12:38
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Nesta quinta-feira (14), abertura da Copa do Mundo da Rússia e passados quatro anos da abertura do evento no Brasil, movimentos que pedem melhorias no transporte público aproveitaram para lembrar que obras estruturais não foram 100% entregues, como o prometido pelo Governo do Estado. A mobilização reuniu representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, a Rede Meu Recife e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para cobrar andamento no requerimento da CPI do Transporte, ingressado na casa em dezembro do ano passado. O documento pede, entre outros pontos, clareza no investimento de mais de R$ 1 bilhão de reais no transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Ouça informações com Rafael Carneiro:

Camila Fernandes, representante da Rede Meu Recife, pede mais apoio dos deputados para a discussão do tema. Já Pedro Joseph, representante da Frente de Luta pelo Transporte Público, também criticou a postura do Governo na última reunião do Conselho Municipal de Transporte em que o encontro foi suspenso após o pedido de aumento no número de assento destinados a integrantes da sociedade civil.

CTM

O CTM é o espaço reservado para discussões da política de transporte público e nele são definidos os encaminhamentos de questões como reajuste tarifário e a situação dos terminais integrados. Atualmente, o Governo do Estado está proibido de ajustar o preço das tarifas de ônibus, desde que o centro popular de direitos humanos protocolou uma ação judicial pedindo que essa discussão seja realizada só após a posse do novos conselheiros.

O ponto negativo, com o fim deste resultado do CTM, é que assuntos importantíssimos deixem de ser discutidos, inclusive reajuste tarifário que foi impedido este ano por meio de ação judicial.