ECONOMIA

Conta de luz: audiência aponta irregularidades da Celpe

Após rompimento de um convênio entre a Celpe e Caixa Econômica Federal, os consumidores têm enfrentado dificuldades para pagar a conta de luz

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/06/2018 às 16:16
Acervo/ JC Imagem
FOTO: Acervo/ JC Imagem

Uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (18), para esclarecer as dificuldades enfrentadas pela população para pagar a conta de luz, apresentou algumas irregularidades da Celpe. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe também compareceram à audiência.

O presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB, Everton Cleber, aponta as irregularidades identificadas. “Com relação aos credenciados, não são todos que estão capazes de atender, principalmente, deficientes físicos, pessoas de idade, não tem fila preferencial”, disse. “E tem essa questão do quantitativo por dia que cada empresa poder receber”, completou, afirmando que a Celpe se comprometeu a analisar as pendências pontuadas.

Segundo ele, essas questões vão ser discutidas numa nova audiência. “Isso vai demandar mais uma outra audiência pública aqui no Recife, já vai ocorrer uma outra audiência pública em Brasília, no dia 3 de julho, através do deputado Betinho Gomes, e vamos tentar chegar em um consenso com relação ao preço que a CEF está cobrando da Celpe e o que a Celpe se dispõe a aceitar a pagar”, acrescentou.

Confira outros detalhes na reportagem de Mario Oliveira:

Entenda

Desde maio que as casas lotéricas não recebem mais pagamentos de contas de luz em Pernambuco. A mudança ocorreu devido ao rompimento de um convênio entre Caixa Econômica Federal e a companhia pernambucana.

Por causa dessa novidade, os clientes estão com menos opções para efetuar o pagamento da taxa. Por conta da mudança, eles podem pagar no débito automático ou nos pontos credenciados pela companhia.

Segundo a Celpe, são mais 1.500 pontos de pagamentos em estabelecimentos parceiros no Estado, como supermercados, óticas e farmácias. O problema, segundo alguns consumidores, é que esses parceiros só estão autorizados a receber uma determinada cota diária de pagamento dessas contas. Depois disso, o consumidor tem que se dirigir a um outro ponto autorizado, que nem sempre fica perto.

A frequente queda do sistema de pagamento da Celpe é outro problema apresentado. "Existe uma falha no sistema deles com relação a esse recebimento e isso deve ser feita uma denúncia diretamente no canal da Celpe e também no Procon", afirmou Everton Cleber.