notícia

Jornais russos repercutem assédio de brasileiros contra mulher russa

Episódios protagonizados por torcedores brasileiros que abordam mulheres do país em situações constrangedoras estão repercutindo de maneira negativa no país

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 20/06/2018 às 15:47
Reprodução
FOTO: Reprodução

Está nas manchetes dos principais jornais da Rússia: os episódios protagonizados por torcedores brasileiros que abordam mulheres do país em situações constrangedoras fazendo com que elas repitam palavrões se referindo ao órgão sexual feminino estão repercutindo de maneira extremamente negativa no país. Em um dos maiores portais de notícias russo, o caso ganhou destaque. O texto diz "Torcedores brasileiros em Moscou cercaram mulher russa e cantaram música insultuosa. No Brasil, todo mundo está indignado". Outro site russo diz "Policial é ameaçado de demissão no Brasil por comportamento obsceno na Rússia".

Ouça informações com Isa Maria:

Pela internet, a produtora da TV Jornal, Mariana Barros, conversou com a jornalista russa Dasha Sarquisian que disse: "Infelizmente, o feminismo não é algo popular na Rússia, e se alguma mulher for assediada na rua, por exemplo, a maioria das pessoas não vê nenhum mal nisso. Mas, se isso chega às redes sociais, isso não é bom. O que significa que as coisas estão mudando, o que é positivo", afirmou. Na América Latina, outros jornais e sites também destacaram o caso. No jornal Clarín, da Argentina, a manchete diz: "Indignação com o vídeo viral dos torcedores do Brasil assediando uma jovem russa".

No Brasil

No Brasil o portal de notícias UOL trouxe na manchete desta quarta-feira (20) a notícia de que a jurista Aliona Popova fez uma denúncia contra os brasileiros. Popova é uma das referências no país na defesa do direito das mulheres. Ela escreveu uma petição contra os atos machistas por violência e humilhação pública à honra e dignidade de outra pessoa. O caso de assédio de brasileiros será investigado pelo ministério de assuntos interiores. Segundo a jurista, os envolvidos devem sofrer algum tipo de punição que varia desde multa a restrições na Rússia.

Sites de notícia russos
Sites de notícia russos
Reprodução