RECIFE

Saiba o que abre e fecha neste feriado de Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo é padroeira do Recife. Dia 16 de julho é feriado na cidade

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 13/07/2018 às 12:27
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Nesta segunda-feira (16), o Recife comemora o dia da padroeira da cidade, Nossa senhora do Carmo. Por isso, alguns órgãos e serviços não funcionarão, ou terão horário especial. Saiba mais na voz de Camila Brandão:

Confira o que abre e fecha neste feriado

Bancos

Não haverá funcionamento nas agências bancárias do Recife.

Supermercados

Os supermercados vão funcionar normalmente.

Expresso Cidadão

As unidades do Expresso Cidadão na capital permanecerão fechadas.

Detran

Nenhuma unidade do Detran no Recife funciona nesta segunda-feira.

Comércio e shoppings

Centro e bairros

Funcionamento facultativo, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018. Tradicionalmente, apenas as grandes redes, localizadas na Av. Conde da Boa Vista e Rua Nova funcionam em ocasião de feriado.

Shopping Recife

Funciona com horário reduzido, das 12h às 21h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação.

Shopping Tacaruna

Funciona com horário reduzido das 12h às 21h – Lojas, alimentação e lazer; Hiper Bompreço, Americanas e Le Biscuit, das 9h às 21h; Diagmax, das 6:30h às 21h; Cinema, conforme programação.

RioMar Shopping

Funciona com horário reduzido, das 12h às 21h; Alimentação e lazer, das 11h às 22h; Cinemas, conforme programação. Plaza Shopping Funciona com horário reduzido, das 12h às 20h – Lojas e alimentação e lazer; Cinemas, conforme programação.

Shopping Boa Vista

Funciona com horário reduzido, das 11h às 19h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação.

Paço Alfândega

Funciona com horário reduzido, das 11h às 20h – Lojas, alimentação e lazer.

Prefeitura do Recife

Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na próxima segunda-feira (16). O serviço volta à rotina a partir da terça-feira (17), das 8h às 17h.

Cultura

Na segunda-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias estarão fechados. Mas o lazer está garantido a céu aberto, nos parques da cidade. O Dona Lindu, na Zona Sul, abre das 7h30 às 21h30. Na Zona Norte, o Sítio Trindade funciona das 5h às 19h.

Saúde

Na segunda-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (17).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará na segunda-feira (16) das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente

Educação

As escolas e creches municipais estarão fechadas devido ao recesso escolar, que irá durar até o dia 25 deste mês.