FREQUÊNCIA 2.0

Cineasta pernambucana denuncia boicote por retratar situação de grávidas em Noronha

Primeira cineasta de Pernambuco, Katia Mesel diz que administração de arquipélago retirou apoio às vésperas de gravações. “Frequência 2.0” ainda fez paradão nos 60 anos de Michael Jackson

Rafael Souza
Rafael Souza
Publicado em 03/09/2018 às 9:52
Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet

A cineasta Katia Mesel, primeira mulher a fazer um filme em Pernambuco, denuncia que foi alvo de um boicote por parte da administração do arquipélago de Fernando de Noronha sobre seu novo filme, que fala da situação precária das mulheres que não podem dar à luz na ilha. “Meu projeto foi indeferido e nem me deram motivo”, destacou durante o programa “Frequência 2.0”. Acompanhe a entrevista no áudio abaixo.

Cinema pernambucano

Katia Mesel está produzindo o filme “Parto Sim”. Na obra, o drama das mulheres que moram em Fernando de Noronha e que precisam ser deslocadas da ilha para o Recife quando chegam a sete meses de gestação. A cineasta destaca que também relata outros problemas estruturais do arquipélafo e os problemas do turismo “elitista” da região. Para Mesel, isso está por trás da desistência do apoio (isenção de taxas) ao projeto: “quando está tudo certo, faltando dois dias pra viagem, o projeto é indeferido”, relata.

Katia Mesel, contudo, conseguiu manter o projeto mudando o local das gravações. O filme já foi rodado e está em processo de produção. “Sou macaca véia”, ironizou Katia Mesel.

A pernambucana foi a primeira mulher a participar de um festival de cinema no Brasil. Ela diz, no entanto, que se sente alvo de preconceito por ser mais velha e nordestina e não por ser mulher. “Me sinto combatida pelas que se dizem feministas”, criticou.

Mais cinema e mais atrações

O “Frequência 2.0” entrevistou ainda Marília Feldhus, diretora da produção “Além da Lenda”, que traz elementos do folclore nordestino. No quadro “Astros e Estrelas”, tudo sobre Lilith, que indica os instintos na astrologia. Já a coluna “Sexo e Relacionamento” abordou o vício em sexo.