PLEITO

TRE realiza treinamento dos mesários que trabalharão nas eleições 2018

Ao todo, 81.344 cidadãos foram convocados para trabalhar como mesários na eleição deste ano em Pernambuco

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/09/2018 às 15:57
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

Os 81.344 mesários convocados para trabalhar na eleição deste ano começaram a receber nesta quarta-feira (5) os primeiros treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia da votação.

As instruções são presenciais ou à distância e o mesário têm a possibilidade de escolher uma das opções. O treinamento é obrigatório e o presencial acontece nos cartórios eleitorais de cada cidade até o próximo dia 13. Cada turma é formada por 100 pessoas nos dois turnos. As datas, locais e horários variam de acordo com cada cartório.

A orientação é necessária e obrigatória a todos que receberam uma carta do TRE fazendo a convocação. Quem não comparecer ao chamado pode ser penalizado. Em casos de dificuldade de participação, o voluntário deve comunicar ao TRE antes do dia agendado, como lembrou Orson Lemos, assessor chefe da Corregedoria Regional Eleitoral.

Quem preferir fazer o treinamento à distância deverá entrar em contato com o cartório para solicitar o acesso à página do site. No dia da votação, o mesário que faltar e não justificar a ausência ou abandonar o local de trabalho, poderá ser punido com multa administrativa e até sofrer uma ação criminal.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

No dia da votação

O eleitor que apresentar o título eletrônico o e-Título não precisa levar outro documento, exceto nas cidades que não tenham biometria. Nestes casos, o eleitor deve portar um documento oficial com foto. Prints de tela não serão validos.

Em Pernambuco, além dos mesários também foram convocadas 52 pessoas para mesas de justificativas e 7.987 administradores de prédios e apoio logístico. O Estado tem mais de 20 mil sessões e todos os escolhidos estão sendo qualificados.