Especial

23 milhões de Brasileiros estão abaixo da linha da pobreza

Números da Fundação Getúlio Vargas mostram que 23 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 12/09/2018 às 16:50
Pixabay
FOTO: Pixabay

O retrato da desigualdade é cena comum em diversas paisagens do Brasil, os números da Fundação Getúlio Vargas revelam que vinte e três milhões de brasileiros, vivem abaixo da linha da pobreza, quarenta e duas mil crianças ainda morrem no país, antes de completar cinco anos. A comunidade Escorregou tá Dentro, localizada no bairro de Afogados, zona oeste do Recife, é um exemplo.

Cento e setenta famílias se espremem em construções improvisadas, o canal que corta a comunidade é o espelho das mazelas sociais, que se multiplicam pelos vinte e seis estados brasileiros e o distrito federal. A ausência do poder público se expressa nas palavras da dona de casa, Maria Cleonice de Souza. "Falta tudo, a gente não tem espaço nenhum aqui para os nossos netos, nossas crianças, a gente tem que está dentro do canal observando, porque se a gente não observar desaba com tudo." declarou.

Confira os detalhes na reportagem de Carlos Gamboa

A realidade de dona Cleonice se multiplica pelo Brasil, a pesquisa apontou também que entre 2014 e 2017 mais seis milhões de brasileiros, caíram no fosso da pobreza. Segundo a Unicef, seis em cada dez crianças e adolescentes vivem na pobreza no país, 61% deles com idade de até 17 anos, tem algum direito básico negado.