SEGURANÇA

CBTU instala câmeras nas estações para coibir ações criminosas

As 1.300 câmeras serão monitoradas 24h horas por uma equipe na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/09/2018 às 15:49
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

As estações de metrô no Grande Recife começam a funcionar a partir deste mês com mais de mil câmeras de videomonitoramento que foram instaladas nas linhas Centro e Sul. A expectativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é que com a implantação dos equipamentos diminua a ação de criminosos e vândalos nas plataformas coibindo ações criminosas.

As 1.300 câmeras serão monitoradas 24h horas por uma equipe na sede da empresa, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. De acordo com a CBTU, o sistema tem vários tipos de benefícios, como conhecimento facial e emissão de alerta em casos de invasão à áreas restritas. Ainda de acordo com a companhia, as estações estão em pleno funcionamento.

Leonardo Beltrão, superintendente regional da CBTU, afirmou que desde o início da instalação das câmeras no ano passado houve uma redução no número de investidas criminosas nas estações.

Passageiros opinam

Mas para os passageiros as câmeras não intimidam as investidas criminosas. Quem usa o metrô continua assustado e inseguro. Confira na matéria de Juliana Oliveira:

Diariamente, 400 mil pessoas utilizam o sistema metroviário no Grande Recife. O investimento nas câmeras foi de R$ 9 milhões.