PREVENÇÃO

Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra raiva

Cerca de 8 mil pontos estarão disponíveis em Pernambuco. Meta é imunizar quase 2 milhões de cães e gatos domésticos contra a raiva em todo o Estado

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 14/09/2018 às 8:31
Reprodução/ Pixabay
FOTO: Reprodução/ Pixabay

Neste sábado (15), acontece o chamado Dia D da campanha nacional de imunização contra a hidrofobia, conhecida como raiva, que pode levar à morte animais domésticos e serem humanos. A meta é imunizar mais de 1,5 milhão de cães e cerca de 377 mil gatos.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos na mordedura, arranhadura e lambedura. Saiba mais na reportagem de Juliana Oliveira:

Raiva

O último caso entre humanos no estado ocorreu ano passado através da transmissão de um gato que teve contato com um morcego contaminado. Ao ser atacada por um animal, a pessoa deve lavar de imediato o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde.

Os cães com raiva apresentam salivação excessiva, latido rouco e paralisia nas patas traseiras. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, Francisco Duarte, ressalta a importância da vacina:

Recife

Na capital pernambucana, mais de 400 locais funcionarão neste sábado para vacinar cães e gatos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% da população de cães, e número igual ou superior de gatos vacinados em 2017, quando foram vacinados 180 mil animais, entre cães e gatos. No último ano, 140.933 animais receberam a vacina, dos quais 104.414 caninos e 36.519 felinos.

A lista completa com os pontos de vacinação está disponível aqui.