MOBILIDADE URBANA

Novo plano de mobilidade de Olinda quer desestimular uso do carro

De acordo com a prefeitura de Olinda, a qualidade no transporte público é a chave para mudança no hábito. Plano de mobilidade também estimula realização de trajetos de bicicleta e a pé

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 26/09/2018 às 14:58
Foto: Felipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Jordão/JC Imagem

O novo Plano de Mobilidade Urbana de Olinda trata o transporte público como prioridade. A proposta foi apresentada pela prefeitura da cidade nessa terça-feira (25), está em análise na Câmara de Vereadores e, caso seja aceito, se tornará lei municipal.

Nomeado de PlaMobOlinda, a ideia é desestimular o uso do carro e outros veículos particulares, aumentando os trajetos realizados de bicicleta e a pé. Para o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o plano vai trazer maior fluidez no trânsito.

Uma das principais sugestões do plano é a criação de um sistema de BRS, Sistema de Ônibus Rápido, na sigla em inglês, em corredores como as avenidas Carlos de Lima Cavalcanti e Chico Science, além da Getúlio Vargas. Saiba mais na reportagem de Bruna de Oliveira:

Durante a apresentação do projeto, a equipe revelou o que está sendo feito desde 2013, ano em que foi elaborado o PlaMob, até as alterações mais recentes, incluindo as obras em curso. A diretora de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transporte de Olinda, Karla Leite, afirma que a qualidade no transporte público é a solução para mudança no hábito.

O plano apresenta, ainda, um diagnóstico preocupante da mobilidade caso nada seja feito nos próximos anos. Mostra que a quantidade de viagens motorizadas individuais só aumentará nos próximos anos. Em 2016 eram 343.646 por dia. Em 2021 serão 364.528 e, em 2026, 402.520. Os resultados do PlaMobOlinda podem ser vistos no site: www.plamob.olinda.pe.gov.br.

Obra parada

Em relação a obra parada da Via Metropolitana Norte, a prefeitura de Olinda informou que é de competência do estado e não tem previsão para o retorno das atividades. A obra, que se interliga com a II Perimteral (Avenida Senador Nilo Coelho), é considerada essencial para viabilizar o plano de mobilidade.