Mobilidade

Os novos desafios da mobilidade e o uso da tecnologia

Crescimento de aplicativos de transporte e uso de bicicletas revolucionaram a mobilidade no Brasil

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/09/2018 às 9:00
Reprodução Internet
FOTO: Reprodução Internet


A reclamação dos passageiros é geral e apresenta uma reação concreta no Brasil. De acordo com o anuário da Confederação Nacional de Transportes (CNT), em quatro anos, o número de passageiros que usam o ônibus caiu 25,9%.

Nas duas últimas décadas, a redução é ainda maior. Chega a 35,6%. São 137 milhões de pessoas a menos que utilizam transporte coletivo no país.

Ouça a reportagem de Marcelo Barreto e Natália Hermosa:

Para o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) Otávio Cunha, a culpa da redução é do poder público.

"O setor está deixando de ser competitivo. Há 10 anos, a velocidade dos ônibus era de 25km/h. Hoje é de 15 km/h. Eles ficam parados no trânsito disputando espaço com automóveis. Este fenômeno está ligado à falta de investimentos em transporte público", frisou Otávio.

Pernambuco também segue a tendência nacional. De 2012 a 2017, a queda no número de passageiros chegou a 24%.

Otávio Cunha é presidente executivo da NTU
Otávio Cunha é presidente executivo da NTU
Reprodução Internet

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) também reforça que a crise econômica, a alta taxa de desemprego e o valor da tarifa de transporte contribuem para debandada dos passageiros.

O professor Leonardo Julio fez as contas e decidiu comprar uma moto. Agora, ele consegue chegar mais rápido nos lugares e gastando menos.

"Eu chego mais rápido na casa dos alunos ou nas empresas, onde eu trabalho, do que se fosse com transporte público E, por incrível que pareça, é mais barato eu ir de moto do que com transporte público", completou o professor Leonardo Junior.

Atualmente, Recife é a capital brasileira, onde o motorista gasta mais tempo no trânsito. O deslocamento de carro no horário de pico demora em média 86% a mais em comparação com os horários sem congestionamento.

Diante desses gargalos, a tecnologia encontrou uma oportunidade de negócio. Desde 2014, os aplicativos de transporte se popularizam no Brasil.

Para o coordenador do plano de mobilidade do Recife, Sideney Schreiner, esse aumento nas opções de transporte beneficia os usuários.

"Na perspectiva do usuário, é óbvio que o aumento das opções de transporte é sempre positivo. Você encontra um nicho da população que pode fazer esta migração. O impacto disso, porém, pode acarretar em problemas, como congestionamentos”, ressalta Sideney.

Sideney Schreiner é coordenador de mobilidade do Recife
Sideney Schreiner é coordenador de mobilidade do Recife
Reprodução Internet

Só o aplicativo 99, um gigante do setor, tem 300 mil motoristas cadastrados e 15 milhões de usuários ativos no brasil. A empresa criada em 2012 vem acumulando um crescimento anual na casa dos três dígitos.

O presidente da 99, Matheus Moraes, afirma que o serviço do aplicativo ajuda a melhorar a mobilidade urbana.

"A gente fez um estudo recente que mostra que os carros de aplicativo, no horário de pico representam apenas 1% do total de carros em circulação. Na madrugada, este percentual sobe pra 50%. Ou seja, nosso objetivo é tentar reduzir o trânsito. A nossa ideia é fazer com que o carro deixe de ser uma propriedade e passe a ser um serviço, em que totalmente use de forma eficiente”, argumentou Matheus Moraes.

Matheus Moraes fala dos desafios do aplicativo 99
Matheus Moraes fala dos desafios do aplicativo 99
JC Imagem

Desde 2016 que o contabilista Leandro Moura usa aplicativos de transporte pra ir ao trabalho. Ele alega que a comodidade e o custo benefício em relação ao táxi foram decisivos para abandonar o uso de ônibus.

“Eu uso aplicativo de transporte particular quando, normalmente, estou atrasado, porque tem uma estimativa de quando vou chegar. Não preciso esperar e nem enfrentar calor. Em relação ao conforto, é melhor. Em relação as distancias que enfrento, o custo benefício é até melhor que esperar um ônibus ", afirmou Leandro.

Além dos problemas já apresentados, a população ainda precisa lidar com a violência. De janeiro a julho deste ano, a secretaria de Defesa Social de Pernambuco registrou 528 assaltos a ônibus – somente na Região Metropolitana do Recife.

Estes números fizeram com que a designer de interiores, Ana Emília, optasse por utilizar uma plataforma voltada apenas para o transporte de mulheres.

" Infelizmente, a mulher continua sendo assediada em pleno século 21. Então, eu acho que ter a garantia de que o motoristas não vai fazer uso de má fé é muito importante pra nossa segurança”, falou Ana Emília.

Em 2017, surgiu o aplicativo Mary Drive direcionado exclusivamente para mulheres – sejam passageiras ou motoristas. Um dos motivos da criação do aplicativo é o assédio e a violência relatados por muitas mulheres ouvidas nas pesquisas de opinião realizadas pelos empresários.

"O principal é a segurança. Por conta de tanto assédio, pensamos em criar um aplicativo que também oferece serviços para a mulher ", argumentou Rhuan Torres- um dos idealizadores do Mary Drive.

Mas para resolver os problemas de mobilidade das grandes cidades, também é preciso pensar além dos carros. Em países da Europa, por exemplo, a cultura das bicicletas é prevalente.

Nestes lugares, boa parte da população se locomove diariamente pelas ciclovias. Os ônibus e outros veículos param para dar passagem aos ciclistas.

Ciclista passeia pelo Centro do Recife
Ciclista passeia pelo Centro do Recife
JC Imagem

O modal passou a ser mais utilizado no Brasil. Para se ter ideia, as capitais do país já contam com 3.291 km de vias destinadas a bicicletas, o que representa um aumento de 133% em quatro anos.

"Meu principal modal de transporte pra pequenas distancias é a bicicleta. Aqui nós temos uma rede de ciclofaixas, relativamente boa, e isso faz com que a gente se sinta mais seguro do que ficar competindo espaço com carro na rua. O ônibus sempre fica como última opção por conta do tempo de espera, do trânsito e do percurso das linhas. Além disso, pesa a violência por conta dos assaltos. Então, tento ponderar e cogitar uma carona solidária dividindo com amigos e outras pessoas ", frisou o estudante Marcos Muniz que adotou a bicicleta como principal modal de locomoção.

Para o coordenador do plano de mobilidade do Recife, Sideney Schreiner, o gargalo no trânsito se resolve com sistemas integrados.

"A solução da mobilidade em qualquer cidade do mundo é com sistema integrado de transporte público coletivo com rede cicloviária e calçadas de qualidade. Não existe receita mágica. Não existe solução com os modos individuais. A gente não tem uma experiência no mundo de cidades de grande e médio porte que tenha sucesso construindo a sua mobilidade com sistemas individuais”, frisou Sideney Schereiner.