SEGURANÇA

Polícia devolve aos donos aparelhos recuperados com o Alerta Celular

Desde o lançamento do programa Alerta Celular, a Polícia Civil já conseguiu recuperar mais de 4.300 aparelhos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/09/2018 às 17:25
Divulgação/ Polícia Civil
FOTO: Divulgação/ Polícia Civil

Celulares roubados que foram recuperados pela Polícia Civil através do programa Alerta Celular estão sendo devolvidos aos donos nesta sexta-feira (28). A devolução acontece em dez Delegacias da Região Metropolitana do Recife e faz parte da Operação Delivery, que recuperou cerca de 324 aparelhos. Quando as vítimas de assalto têm o aparelho cadastrado no programa, os dados são fornecidos na hora da investigação e facilita a identificação do dono.

Como é o caso da gerente comercial Elisabeth Souza, que teve o celular roubado há três meses, no bairro do Janga, em Paulista. Ela não acreditava mais na recuperação do aparelho. “Quando eu fui assaltada, em junho, eu prestei o BO mais por conta dos meus documentos (...) Eu acho que foi um trabalho muito bem feito da Polícia Civil. As pessoas têm que prestar o BO e acreditar no trabalho da polícia”, comentou.

Em agosto deste ano, a Secretaria de Defesa Social registrou uma redução de 27% em roubos e furtos de celulares em comparação ao mesmo período do ano passado.

Confira os detalhes na reportagem de Cristiano Bassan:

O programa

Desde que foi lançado em 2017, o Alerta Celular já conseguiu recuperar mais de 4.300 aparelhos, como detalhou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito do Amaral.

As entregas ocorrem nas delegacias de Santo Amaro, Espinheiro, Boa Viagem, Várzea, Apipucos, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe, e Cabo de Santo Agostinho.

Para cadastrar o celular no programa é só acessar o site do Alerta Celular e preencher as informações solicitadas. Após ler algumas instruções, o usuário deve clicar no link do cadastro e preencher um formulário. Ao finalizar o processo, é enviada uma mensagem de ativação para o e-mail. É necessário criar uma senha e depois disso é possível cadastrar quantos aparelhos quiser.