Eleições

Bolsonaro é líder entre evangélicos e tem menor vantagem entre católicos

Jair Bolsonaro (PSL) tem maior rejeição entre católicos, enquanto Haddad (PT) tem maior rejeição entre evangélicos

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 05/10/2018 às 11:27
Acervo/Agência Brasil
FOTO: Acervo/Agência Brasil

O eleitorado brasileiro é quase um terço formado por evangélicos, que garantem vantagem do candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, entre os grupos religiosos segundo a última pesquisa do instituto Datafolha, nesta quinta-feira (4).

O deputado carioca tem 42% das intenções de voto entre os evangélicos, com 16% de Fernando Haddad (PT) e 9% de Ciro Gomes (PDT). Alckmin (PSDB) e Marina Silva (REDE) têm 8% e 4%, respectivamente. Em termos de rejeição, Haddad lidera neste grupo religioso, com 44%.

Já entre os católicos, cerca de metade dos brasileiros, Bolsonaro segue na dianteira, mas com uma vantagem menor que a de Haddad. O presidenciável do PSL tem 31% enquanto o petista tem 26%. Neste mesmo grupo religioso, Bolsonaro tem maior rejeição, com 47%.

Tais números comprovam que lideranças evangélicas encabeçam um movimento pró-Bolsonaro. No último domingo (30), o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Rede Record, manifestou seu apoio ao candidato. Ontem, a Frente Parlamentar Evangélica (FPE), que reúne quase 200 deputados e quatro senadores, também oficializou apoio ao candidato do PSL.

Pesquisa Datafolha

Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto à Presidência na pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (4). Ele subiu de 32% para 35% desde o levantamento divulgado na terça-feira (2). Em segundo lugar, Fernando Haddad (PT) foi de 21% para 22%. Ciro Gomes (PDT) se manteve com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB) foi de 9% para 8% e Marina Silva (Rede) se manteve com 4%.

Votos totais

Jair Bolsonaro (PSL): 35%

Fernando Haddad (PT): 22%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 4%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 6% Não sabe/não respondeu: 5%

A pesquisa ouviu 10.930 eleitores nesta quarta-feira (3) e na quinta (4). O nível de conança da pesquisa é de 95%