JABOATÃO

Pais de crianças encontradas sozinhas são autuados por abandono de incapaz

As quatro crianças, que têm idade entre 2 e 8 anos, foram encontradas em situação de abandono em um apartamento numa comunidade em Jaboatão

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/10/2018 às 14:33
Reprodução/ Vídeo Conselho Tutelar
FOTO: Reprodução/ Vídeo Conselho Tutelar

Após a situação precária em que foram encontradas, as duas meninas e os dois meninos que estavam sozinhos em um apartamento na comunidade Dom Helder, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, estão agora em um abrigo no bairro de Massangana, também em Jaboatão. O Conselho Tutelar de Jaboatão segue em acompanhamento das crianças.

Eles passaram por exames de corpo de delito ainda na quinta-feira (4). A criança mais nova tem menos de 2 anos e o mais velho apenas 8. Os pais estiveram ontem na delegacia de crimes contra a criança e o adolescente, em prazeres, mas não foram autorizados a levar os filhos para casa porque essa não foi a primeira vez que foram negligentes com as crianças.

De acordo com o conselheiro tutelar Jasom Clemente, o conselho tutelar de Muribeca tomou conhecimento da situação família em outubro de 2017 após uma denúncia anônima para informar que eles viviam em situação precária, em circos. Mesmo com a confirmação da denúncia, as crianças voltaram a viver com a mãe. O conselheiro tutelar explica os critérios adotados para provar que a família é capaz de criar os filhos.

Confira os detalhes na reportagem de Bruna Oliveira:

Autuação dos pais

Ontem, os pais foram autuados por abandono de incapaz e só não foram presos porque se apresentaram espontaneamente.

A mãe, que tem 19 anos, contou que saiu com um quinto filho no domingo à tarde para buscar documentos das crianças em moreno para que elas pudessem participar do programa do leite, como informa a delegada responsável do caso, Vilaneida Aguiar.

Desta vez o problema foi mais grave porque as crianças foram encontradas sozinhas, além de maltratadas e sem estudar, o que deverá dificultar a retomada da guarda pelos pais.