VOTAÇÃO

Eleição presidencial: TRE-PE inicia trabalhos para votação do 2º turno

Segundo o TRE-PE, em Pernambuco, a quantidade de votos nulos para governador bateu recorde nessas eleições e chegou a 22%

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/10/2018 às 15:10
Sergio Bernardo/ JC Imagem
FOTO: Sergio Bernardo/ JC Imagem

A partir desta segunda-feira (8) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recomeça o trabalho para a votação do segundo turno das eleições para presidente. O eleitor que por algum motivo não votou ou não justificou o voto neste domingo (7) poderá votar normalmente no segundo turno. A quantidade de votos nulos para governador bateu recorde nessas eleições e chegou a 22%, superando mais de um milhão de eleitores que não escolheram candidatos. Já para presidente, 514 mil pernambucanos não decidiram em quem votar.

Mas existe um prazo de até 60 dias a contar de ontem, dia 7, para requerer a justificativa que este ano tem uma novidade e pode ser solicitada pela internet no próprio site do TRE.

O eleitor que preferir também pode seguir o procedimento tradicional e solicitar o requerimento em um cartório eleitoral como em todos os anos. E caso o eleitor não tenha votado nem justificado o voto ele não fica quite com a Justiça Eleitoral, como explica Orson Lemos assessor da corregedoria do TRE.

Quem votou em trânsito, ou seja, fora da cidade eleitoral, também pode votar no segundo turno no mesmo local agendado para o primeiro. Ainda de acordo com o TRE, o domingo de eleição foi bastante tranquilo. No total, 340 urnas apresentaram defeitos e 186 foram trocadas.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Urnas recolhidas

Todas as urnas serão recolhidas para os polos eleitorais e a partir do dia 26 serão encaixotadas e enviadas novamente para as sessões eleitorais.

O eleitor que tiver dúvidas pode acessar o site www.tre-pe.jus.br ou entrar em contato pelo número 3194.9400.