TRAGÉDIA FAMILIAR

Mãe de crianças abandonadas em Jaboatão foi deixada em circo e estuprada na infância

O pai das cinco crianças abandonadas vai responder por estupro de vulnerável. Mãe engravidou pela primeira vez aos 10 anos

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 09/10/2018 às 10:55
Leo Mota/JC Imagem
FOTO: Leo Mota/JC Imagem

A tragédia familiar envolvendo uma jovem de 19 anos, seus cinco filhos e o pai das crianças ganha um novo capítulo. A mãe das crianças encontradas sozinhas em uma casa na comunidade Dom Helder Câmara, em Jaboatão dos Guararapes, será acompanhada por médicos e terá auxílio psicológico, para tratar os traumas vividos durante toda a vida.

A mãe das crianças nasceu em um circo e foi abandonada pelos pais aos 4 anos. Aos 10, foi estuprada pelo homem que seria pais dos filhos que ela tem e engravidou pela primeira vez. Agora, a Polícia Civil está investigando o caso e trata a jovem como uma das seis vítimas do homem, que hoje tem 32 anos.

Para o conselheiro tutelar de Jaboatão, Jazon Clemente, a jovem tem histórico de direitos violados e não tem para onde ir. Saiba mais na reportagem de Aline Matheus:

De acordo com a delegada Vilaneida Aguiar, responsável pelas investigações, o homem vai ser indiciado por abandono de incapaz e estupro de vulnerável. "Ela relatou o fato e ele confirmou, então vou indiciá-lo não só por abandono de incapaz, mas também por estupro de vulnerável, no mesmo inquérito. O crime só prescreve com vinte anos", disse.

Ciclo de violência

Situação de vulnerabilidade chocou a equipe do Conselho Tutelar
Situação de vulnerabilidade chocou a equipe do Conselho Tutelar
Reprodução/ Vídeo Conselho Tutelar

Em entrevista ao Jornal do Commercio, a oficial de desenvolvimento e participação de adolescente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Luiza Leitão, afirmou que a mulher sofreu violações sistemáticas dos seus direitos e, aos 19 anos, “vive num cárcere, que não é físico”, dependente dos pais de seus filhos. “A gravidez foi resultado de uma série de fatores, como o abandono, a pobreza, a falta de estudo e o próprio abuso sexual. É um ciclo que não se rompe”, analisa. “É comum a gravidez nessa faixa etária ser fruto de estupro. Em 2016, 24.135 meninas de 10 a 14 anos tiveram filhos, no Brasil. Em Pernambuco, foram 1.298. É um dado preocupante”, completa.

Relembre o caso

As crianças foram levadas para a delegacia
As crianças foram levadas para a delegacia
Reprodução/ Vídeo Conselho Tutelar

Na última quinta-feira (5), o Conselho Tutelar de Jaboatão recebeu uma denúncia anônima na noite do dia anterior dizendo que quatro crianças estariam abandonadas em uma casa no bairro Dom Helder, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ao chegar lá, o conselheiro tutelar de Jaboatão, Jazon Clemente, encontrou lixo pela casa, muita sujeira, fezes pelo chão.

Irmãos com idades entre 2 e 8 anos são resgatados em situação de abandono
Pais de crianças encontradas sozinhas são autuados por abandono de incapaz

As crianças foram encaminhadas para um abrigo e os pais foram autuados por abandonos de incapaz. Os pais estiveram na Delegacia de Crimes contra a Criança e o Adolescente, em Prazeres, mas não foram autorizados a levar os filhos para casa porque essa não foi a primeira vez que foram negligentes com as crianças.