FUNCIONAMENTO

Abre e fecha: confira funcionamento de serviços durante feriadão

Feriadão começa nesta sexta-feira (12) e para muita gente o descanso se prolonga até a segunda-feira, Dia do Comerciário e do Professor

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/10/2018 às 17:33
Guga Matos/ JC Imagem
FOTO: Guga Matos/ JC Imagem

O feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é nesta sexta-feira (12). Já na segunda-feira, dia 15, é Dia do Comerciário e do Professor. Por conta das datas, diversos estabelecimentos comerciais vão alterar o horário de funcionamento.

A sede do Detran, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, as Ciretrans e as unidades da autarquia nos shoppings estarão fechadas nesta sexta-feira. Já na segunda, dia 15, as unidades do Expresso Boa Vista, Cordeiro, Olinda, RioMar, Garanhuns, Petrolina, a unidade de táxi e a sede vão funcionar normalmente.

A Secretaria de Educação do Recife informa que as escolas, incluindo as profissionalizantes, e creches-escolas municipais estarão fechadas nos dias 12 e 15 de outubro, quando se comemora o dia do professor. As aulas serão retomadas apenas na terça-feira, dia 16.

Mobilidade

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira, 12, já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h.

Neste feriadão, os recifenses vão poder aproveitar dois dias de ciclofaixa de turismo e lazer. Os 36 quilômetros e meio de percurso exclusivo estarão disponíveis na sexta-feira e também no domingo (14), oferecendo um passeio por pontos da cidade que passam por 30 bairros.

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife informou que os mercados públicos e feiras novas funcionam com horário especial no Feriado de Nossa Senhora Aparecida, das 6h às 13h. No sábado e domingo abrem normalmente, das 6h às 18h e 6h às 13h, respectivamente. Na segunda-feira, o mercado funciona normalmente, no entanto, ficará a critério de cada box abrir ou não.

Shoppings

Na Região Metropolitana do Recife, os Shoppings Recife, Tacaruna e o Plaza funcionarão normalmente no dia 12. Já na segunda dia 15, as lojas estarão fechadas. A praça de alimentação e a área de lazer funcionam das 12h às 21h. Já o RioMar Recife, que também abre normalmente no dia 12, vai alterar o funcionamento na segunda-feira: as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará das 11h30 às 21h.

O Expresso Cidadão abrirá das 8h às 20h e os serviços e lazer do meio dia às nove da noite. O Shopping Boa Vista, no dia 12, também terá o funcionamento normal para as lojas, área de lazer e praça de alimentação.

No dia, 15 as lojas vão fechar. Na praça de alimentação o funcionamento é facultativo, o Game Station e cinema funcionam conforme a programação. Os Shopping Paulista North Way, Costa Dourada, Patteo Olinda, Camará também funcionam em horário especial neste feriado.