SAÚDE

Pacientes com lábio leporino comemoram recuperação após cirurgias

Campanha realizada no IMIP conscientiza população sobre lábio leporino, condição que afeta uma a cada 600 crianças nascidas no Brasil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/10/2018 às 14:35
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

O Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (Cadefi) se preparou para receber pacientes em tratamento no serviço na IV Semana Nacional de Conscientização da Fissura Labiopalatina, mais conhecida como lábio leporino. A unidade realiza, por mês, mais de 70 cirurgias reparadoras.

A agricultora Josineide Santana, de 27 anos, de origem da etnia Truká, a jovem de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, começou a realizar pesquisas para identificar o que ocasionava dificuldades para se alimentar e se comunicar. Aos 20 anos ela começou a receber atenção de uma equipe multidisciplinar do Cadefi e hoje celebra a melhora de 80%. “Antigamente eu não diferenciava o gosto da comida, hoje eu já sinto”, disse.

O vendedor Antônio Magalhães, que hoje mora em Olinda, é pai da Luana Rodrigues, de 9 anos. Neste período, a paciente já enfrentou quatro cirurgias e tem outras programadas pela unidade. O acompanhante comemora a evolução no quadro de saúde da menina.

O coordenador do Cadefi, o cirurgião plástico Rui Pereira, diz que apesar do alto custo do tratamento é possível o paciente melhorar da má formação dentária e alterações na ingestão de alimentos e bebidas, fala e também da respiração.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

A programação da campanha nacional de fissura labiopalatina segue até 19 de outubro com ensaio fotográfico de crianças em atendidas, sessão de cinema no shopping rio mar e palestras.