RELIGIÃO

Dia de Santa Edwiges é celebrado por católicos do Recife nesta terça

A Santa é conhecida padroeira dos pobres, endividados e presidiários

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 16/10/2018 às 9:07
Reprodução/internet
FOTO: Reprodução/internet

Nesta terça-feira (16), católicos celebram o dia de Santa Edwiges. No Brasil, ela é invocada como padroeira dos pobres, endividados e presidiários. As celebrações começaram bem cedo na paróquia que leva o nome da Santa no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife. Durante todo dia, haverá orações. Saiba mais na reportagem de Juliana Oliveira:

A aposentada Íris Rocha participa das homenagens a quase 50 anos. Ela diz que foi sorteada, abençoada e premiada pela santa. "Sou devota e grata por ter tido um filho no dia dela", diz.

A Paróquia de Santa Edwiges, no Prado, foi construída há 80 anos
A Paróquia de Santa Edwiges, no Prado, foi construída há 80 anos
Juliana Oliveira/Rádio Jornal

As homenagens serão encerradas às 19h com uma missa campal em frente à Paróquia, que fica na Rua Alfredo Pereira Borba. A celebração será presidida pelo guardião da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Don Marcos Ferreira. A expectativa dos organizadores da festa é receber 3 mil católicos na Paróquia, que foi construída há 80 anos.

Santa dos endividados

De acordo com a religião católica, Santa Edwiges vivia com uma renda mínima e usava o excedente para ajudar pobres, enfermos, idosos, viúvas, crianças abandonadas, endividados e encarcerados. Em uma das vezes que visitava um presídio, ela descobriu que muitas pessoas ali se encontravam por não poder pagar suas contas. Ela começou a saldar as dívidas dos encarcerados para devolver a liberdade, além de ajudar a conseguir um emprego e recomeçar a vida.

Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243 e sua canonização foi realizada no dia 26 de março de 1267 pelo papa Clemente IV. Como no dia 15 de outubro celebra-se Teresa de Ávila, a comemoração de Santa Edwiges passou para o dia 16 de outubro.