INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil ganha novos recursos para combater lavagem de dinheiro

Laboratório da Polícia Civil é uma ferramenta para identificar e localizar o caminho do dinheiro desviado dos cofres públicos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/10/2018 às 15:49
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

A partir desta quarta-feira (24) a nova sede do Laboratório de Tecnologia de Combate à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil passa a funcionar no prédio da Secretaria da Fazenda na Diretoria de Operações Estratégicas.

O laboratório que já funciona há quatro anos como uma ferramenta para identificar e localizar o caminho do dinheiro desviado dos cofres públicos agora passa a contar agora com novos recursos tecnológicos de última geração e com um maior número de analistas.

Os equipamentos possibilitam a análise de grande quantidade de dados ajudando nas investigações de vários tipos de crimes inclusive os de ordem tributária.

De acordo com o secretário da Fazenda, Bernardo d’Almeida, o trabalho do órgão em conjunto com a polícia é fundamental para desarticular e descapitalizar organizações e associações criminosas do Estado.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Laboratório investiga outros crimes

Além dos casos de ordem tributária, o laboratório também investiga outros tipos de crimes. De acordo com o secretário executivo da SDS, Humberto Freire, no primeiro semestre deste ano mais de 200 pessoas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubo a bancos, corrupção e desvio de dinheiro público foram investigadas.

No momento, 50 casos estão em processo de investigação. O laboratório integra a Diretoria de Operações Estratégicas, que fica na Rua Imperial, no bairro de São José no Recife.