Crime

Economista de Bolsonaro é investigado pelo Ministério Público

Paulo Guedes, economista de Bolsonaro, é investigado por gestão temerária ou fraudulenta de fundos de pensão

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 26/10/2018 às 11:06
Fernando Frazão/Agência Brasil
FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

A quatro dias das eleições presidenciais, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação contra o economista do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes. Segundo o jornal O Globo, Guedes teria obtido "benefícios econômicos" a partir de "crimes de gestão temerária ou fraudulenta" de investimentos de fundos de pensão.

O MPF deve investigar se Paulo Guedes aplicou o capital oriundo dos fundos de pensão de maneira considerada irregular, deixando prejuízos milionários aos aposentados estatais. Segundo a defesa de Guedes, as acusações são frágeis.

Todas as operações envolvem cinco fundo estatais de pensão que aplicaram dinheiro nos negócios geridos por Paulo Guedes. Entre os fundos estão: Funcef, dos servidores da Caixa Econômica Federal, a Petros, dos servidores da Petrobrás e a Previ, dos servidores do Banco do Brasil.

A empresa de Paulo Guedes teria cobrado comissões abusivas para gerir investimentos. Os procuradores consideram que o cálculo de comissão recebido "não tem nenhum sentido", com a empresa lucrando cerca de R$ 152,9 milhões entre 2009 e 2014.

Segundo defesa, Gueds não tem poder sobre investimentos

A defesa do economista Paulo Guedes ainda afirmou que ele não tem poder de deliberação nenhum sobre os investimentos e apenas sugeria as empresas que receberiam recursos. Mesmo assim, os investimentos tinham que ser aprovados por um comitê composto por integrantes dos fundos de pensão.

“O relatório omite o lucro considerável que o fundo tem proporcionado aos investidores e a perspectiva de lucro de mais de 50% do valor investido. Ou seja, não houve qualquer prejuízo às partes envolvidas”, diz a nota dos advogados.

Outras investigações

O Ministério Público já investiga suspeitas de gestão temerária ou fraudulenta no BR Educacional, o Fundo de Investimentos em Participações (FIP) que é gerido por uma empresa de Guedes que captou recursos dos fundos estatais para investir no setor privado de educação.