ELEIÇÕES

Mesária é afastada após eleitor votar duas vezes

Assessor da corregedoria do TRE confirma o voto duplo e diz que MP fará as devidas apurações

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 28/10/2018 às 16:06
Davi Saboya / JC Imagem
FOTO: Davi Saboya / JC Imagem

Após a confusão do voto duplo no Colégio Santa Maria, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o Assessor da Corregedoria do TER, Orson Lemos, falou em coletiva na tarde deste domingo (28) que houve uma falha humana. O caso foi registrado em ata e o Ministério Público ficará responsável pelo para fazer as devidas apurações.

“ Me foi informado que o Rafael havia votado e houve uma troca de comprovantes e que o mesmo caso aconteceu com o senhor Francisco. Após o vídeo eu votei e consegui falar com a própria juíza e foi identificado realmente que houve um erro humano da mesária, onde habilitou o mesmo eleitor, Francisco duas vezes e ele votou duas vezes sim. O caso foi todo registrado em ata. Nesse momento a mesária foi afastada e o Ministério Público de posse da ata no final do dia quando receber vai fazer as devidas apurações. Nós temos 6,5 milhões de eleitores, mais de 80 mil mesários. Foi um erro humano e o caso será apurado pelo Ministério Público que é o órgão competente para apreciar o caso que a juíza ao chegar lá já identificou com os próprios eleitores e que não houve prejuízo para nenhum dos eleitores “, disse. Orson Lemos.

Ouça a coletiva

Orson lemos explicou que no momento da confusão, a fila era pequena na seção 062, mas ao lado a 063 era muito grande. Ele ainda disse que o Francisco que não votou, não poderá votar.

“A fila era pequena, mas a sessão ao lado a 063 teve uma fila maior o que era um local amplo, não são salas separadas. Então a fila da 63 ao lado estava muito grande e estavam se confundindo um pouco com a da 062 a situação era essa... A pessoa não pode votar, pois já tinha sido ingressado na urna na votação. Então a pessoa não pode votar e nem se habilita para um terceiro ou quarto. No caso está tudo registrado na ata, ele não apresentou nenhuma reclamação. Estamos somente aguardando e ata estará na sessão”, explicou.

Votos homônimos

De acordo com Orson Lemos, o número de votos homônimos continua em nove. Quatro casos foram pela manhã foram identificados e feita a troca dos comprovantes. Os demais casos não foram identificados.

Entenda

Um eleitor votou duas vezes no Colégio Santa Maria, bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife . Identificado como Francisco , o senhor de mais de 80 anos votou e quando estava saindo da cabine, a mesária liberou a votação para outro o outro eleitor, pois que queria adiantar o voto devido a fila, então ela liberou antes mesmo que o senhor saísse da cabine de votação. O eleitor achou que o voto não tinha sido computado e votou novamente. O outro Francisco que estava na fila não conseguiu votar.

O engenheiro Francisco Pinheiro Dominice, 66 anos, foi o eleitor lesado. De acordo com um dos mesários do prédio, o caso foi registrado no livro de ocorrências e uma uma juíza eleitoral foi ao local para apurar o ocorrido, mas se recusou a falar com os jornalistas.

Outro caso foi envolvendo dois eleitores com o nome de Rafael. Um deles acabou tendo o comprovante trocado pelo mesário e só percebeu ao chegar em casa. Prontamente ele voltou para a zona eleitoral e ao chegar lá, o outro Rafael estava no local. Os dois conseguiram trocar os comprovantes.