DECASP

Por 18 votos a 7, Delegacia de crimes e corrupção em PE é extinta

O projeto extingue também a Delegacia de Combate à Pirataria e prevê a criação de um departamento de repressão ao crime organizado (Draco)

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 05/11/2018 às 22:56
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Por 18 votos a 7, a Delegacia especializada no combate à corrupção no Estado de Pernambuco, Decasp, foi extinta. O projeto de lei, enviado pelo governador Paulo Câmara, foi aprovado pela maioria dos deputados presentes na Alepe. O projeto extingue também a Delegacia de combate à pirataria, Deprim, e prevê a criação de um Departamento de Repressão ao Crime Organizado.

Votaram contra o texto final do projeto de lei, os deputados: Antônio Moraes (PP), Álvaro Porto (PTB), Edilson Silva (Psol), Joel da Harpa (PP), Júlio Cavalcanti (PTB), Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PTB).

Na semana passada, o projeto foi votado em dois turnos. Durante a primeira votação, na tarde da última terça, houve uma manifestação popular na Alepe, que contou com a presença da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Pernambuco e de membros do Fórum Estadual de Combate à Corrupção.

Os manifestantes defenderam que extinguir as delegacias coloca em risco as investigações dos crimes de colarinho branco. No segundo turno da votação, o projeto foi aprovado por 30 votos a favor e 6 contra, sem tempo para discussões.

Ouça os detalhes com Marcela Maranhão

A oposição questionou, ainda, o caráter de urgência da votação do projeto de lei, enviado à Alepe pelo governador.

Nos últimos quatro anos, a delegacia especializada no combate à corrupção, Decasp, realizou 15 operações, que resultaram em 49 prisões. Políticos e empresários envolvidos em esquemas de corrupção.