JUSTIÇA

Caso Mário: MPPE pede pena máxima para ex-PM que matou adolescente

O adolescente Mário Andrade de Lima foi morto aos 14 anos no dia 25 de julho de 2016 pelo ex-sargento da Polícia Militar Luiz Fernando Borges

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/11/2018 às 13:40
Leo Motta/ JC Imagem
FOTO: Leo Motta/ JC Imagem

Após dois adiamentos acontece no Fórum Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, na área central do Recife, nesta terça-feira (6), o julgamento do ex-sargento da Polícia Militar Luiz Fernando Borges, réu confesso do assassinato de Mário Andrade Lima, na época do crime com 14 anos de idade. O julgamento começou às 9h na 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Durante a manhã, a movimentação foi intensa de parentes, amigos e integrantes de grupos sociais solidários a família de Mário. Joelma Lima, mãe do adolescente, foi arrolada pela acusação como uma das testemunhas e está na expectativa pela sentença.

Pela primeira vez ela está de frente com o acusado. “Está tudo certo que hoje, saia tudo de uma vez e termine essa agonia. Eu acho que o meu filho vai ter paz e eu também vou poder viver em paz”, contou.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Julgamento pela manhã

Familiares de Mário acompanham julgamento
Familiares de Mário acompanham julgamento
Sérgio Bernardo/ JC Imagem

A sessão teve início com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que apresentou a denúncia em uma hora e meia com a condução do promotor Guilherme Castro. Para ele, os argumentos apresentados pela defesa não se sustentam.

Em seguida, o advogado do réu que assumiu o caso há dez dias também teve uma hora e meia para defender o cliente. A sessão está prevista para acabar nesta tarde ou no início da noite caso não haja pedido de réplica ou tréplica.

O promotor pede condenação de pena máxima, que varia de 12 a 30 anos de reclusão, pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio já que no dia do crime o réu também atirou contra um outro adolescente que estava na motocicleta com Mário.

Relembre o caso

Mário Andrade de Lima, de 14 anos, foi morto após bater com a bicicleta em moto de policial militar
Mário Andrade de Lima, de 14 anos, foi morto após bater com a bicicleta em moto de policial militar
Felipe Ribeiro/ JC Imagem

No dia 25 de julho de 2016, Mário Andrade de Lima, 14 anos, foi assassinado e um amigo seu, um garoto de 13 anos, baleado depois de baterem na motocicleta de um sargento reformado da Polícia Militar, Luiz Fernando Borges, na Avenida Dois Rios, na entrada do bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. Os adolescentes estavam a caminho de um jogo de futebol, quando houve o acidente.

O Sargento teria ligado para o 190 (número de emergência da PM) e informado que tinha sido vítima de uma tentativa de assalto. Após a ligação, efetuou vários disparos nos dois jovens. Mário Andrade de Lima, 14 anos, foi atingido na cabeça, no tórax e nas pernas e não resistiu aos ferimentos. O garoto de 13 foi baleado nas pernas e se fingiu de morto, até ser socorrido.

O policial militar foi expulso da corporação e sua demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 20 de abril deste ano. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o terceiro sargento Luiz Fernandes Borges estava com sinais de embriaguez quando praticou o crime. Ele teria exigido que a vítima, Mário Andrade de Lima, deitasse no chão, momento em que foi atingido por coronhadas na cabeça e levou três tiros.