EVENTO

Relação entre meio ambiente e cidadania é discutida em evento no RioMar

A segunda edição do Conexão Sustentável contou com palestras do ator Lázaro Ramos e da velejadora Heloísa Schurmann

Rádio Jornal / JC online
Rádio Jornal / JC online
Publicado em 06/11/2018 às 23:42
Alexandre Gondim/ JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Com base na pergunta: “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, a relação entre cidadania e o meio ambiente foi discutida ontem (6), na segunda edição do Conexão Sustentável, realizado no Shopping RioMar, Zona Sul do Recife. O evento é parte do Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM e RioMar, lançado no primeiro semestre deste ano. O ator Lázaro Ramos e a velejadora, pesquisadora, escritora e pedagoga Heloísa Schurmann, promoveram palestras e também um bate-papo sobre o que todos nós, individual e coletivamente, podemos fazer pelo bem do Planeta Terra.

Embaixadora da ONU Meio Ambiente, Schurmann promoveu a palestra intitulada como “O futuro dos oceanos”, onde explicou como a poluição dos mares gera uma reação em cadeia e afeta as nossas vidas. O grande foco da velejadora foi a grande quantidade de lixo plástico que ela mesma vê nos oceanos. “Pesquisas indicam que são mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Numa conferência recente na Holanda, soube que ao invés de uma, existem cinco ilhas de lixo nos nossos oceanos. Isso é muita coisa”, comentou Schurmann.

Lázaro Ramos comentou que o meio ambiente nunca foi o foco de suas palestras, mas o convite para participar do evento, o fez refletir sobre o seu papel de cidadão. “Qual a minha parte no que diz respeito a cuidar do planeta? Como eu posso fazer isso e como eu posso ajudar as pessoas a se conscientizarem disso? Por meio do diálogo. Sendo humilde e tentando mostrar que todo mundo pode cuidar da nossa casa, do meio ambiente, com pequenas ações”, afirmou.

Ouça os detalhes com Thiago Barreto

ORGANIZAÇÃO

Para Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Sustentabilidade do Grupo JCPM, o Manifesto de Sustentabilidade é um projeto de vida e um projeto de todos. “Esta é a segunda edição do Conexão Sustentável e nós queremos que cada pessoa esteja sempre alerta sobre a sua própria responsabilidade com o meio ambiente”, comentou. “Esta palestra trata dos mares, e é altamente interessante pois temos colônias de pescadores no Pina e em Brasília Teimosa que sabem o quanto a poluição é prejudicial. Mas ela vai muito além disso. É uma chance de repensar e se atualizar sobre nossas posturas individuais para com o meio ambiente”, finalizou.