FISCALIZAÇÃO

MPF criará força-tarefa para investigar crimes de corrupção em cidades da RMR

Seis promotores de justiça devem ficar responsáveis por inquéritos que apuram crimes de corrupção e que estavam na Decasp

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/11/2018 às 15:42
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) vai criar uma força-tarefa para investigar crimes de corrupção nos municípios de Recife, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, todos na Região Metropolitana do Recife. Seis promotores de justiça que mostraram uma maior preocupação pelas investigações, devem ficar responsáveis por inquéritos que estavam sob a responsabilidade da Delegacia de Polícia de Crimes Contra Administração e Serviços Públicos (Decasp).

Entre os investigados, prefeitos e vereadores de vários municípios do Estado. Só no Recife, são mais de mil inquéritos, a maior parte deles por denúncias de corrupção, estavam em andamento.

O grupo de trabalho do MPPE vai atuar em conjunto para investigar os crimes contra a administração pública. Uma das investigações diz respeito a supostos contratos irregulares entre a empresa Casa de Farinha, que fornece merenda escolar, para as prefeituras dos três municípios.

Mais dinamismo

Em nota, o Ministério Público de Pernambuco informo que o GACE foi criado para dar uma melhor dinâmica no trabalho das investigações já em curso no Ministério Público que, por ventura, tenham relações entre si, pois existem fatos semelhantes sendo apurados, que foram instaurados desde o ano de 2016.

Anteriormente, a mesma preocupação foi demonstrada por associações, pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco e até por um dos procuradores da Operação Lava-Jato, mas o Governo do Estado não quis ceder.