SERVIÇOS

Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República

A partir do feriado da Proclamação da República, na próxima quinta-feira (15), comércio do Recife abrirá todos os dias 31 de dezembro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/11/2018 às 14:26
Guga Matos/ JC Imagem
FOTO: Guga Matos/ JC Imagem

As lojas do centro do Recife e do comércio de rua da capital pernambucana passam a funcionar todos os dias, incluindo domingos e feriados, a partir da próxima quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Os estabelecimentos abrem até o dia 31 de dezembro. O único dia que as lojas fecham, no Recife, é o Natal, celebrado no dia 25 de dezembro. A medida é adotada anualmente pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para aquecer o comércio no fim do ano.

Comércio

Durante o feriado da quinta-feira, o comércio funciona das 9h às 17h. Para este ano, a expectativa do comércio é um aumento de 5% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2017.

No Recife e Região Metropolitana, os Shoppings Recife, Tacaruna, Plaza e o Riomar funcionam em horário diferente nesta quinta-feira. O Tacaruna e o Shopping Recife abrem às 12h e fecham às 21h, assim como o Riomar e o Plaza. Já no Boa Vista, as lojas abrem às 11h e fecham às 19h.

Nesta quinta-feira, o Camará Shopping, em Camaragibe, funciona normalmente das 10h às 22h. A partir das 15h, haverá apresentações culturais para a chegada de Papai Noel. Os Shopping Paulista North Way, Costa Dourada, Patteo Olinda e Shopping Guararapes também funcionam em horário especial neste feriado.

Ouça os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:

Repartições públicas

O feriado na quinta-feira altera o funcionalismo público do Estado. O governo do estado, as prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes Olinda vão prolongar o feriado, com ponto facultativo, e só devem voltar a funcionar na segunda-feira, dia 19.

A sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), no bairro da Iputinga, no Recife, as Ciretrans e todas as unidades do Expresso Cidadão estarão fechadas, inclusive as que funcionam nos shoppings a partir desta quinta. Escolas estaduais e municipais, incluindo as profissionalizantes, e creches-escolas municipais estarão fechadas nesta quinta e sexta-feira. As aulas serão retomadas na segunda-feira (19).

Em relação os serviços de saúde, em Olinda funcionam normalmente os serviços de urgência, como Hospital Tricentenário, no Bairro Novo, e o serviço de pronto atendimento de Peixinhos. No Recife, UPAs e Upinhas 24h, Hospital da Mulher do Recife e maternidades municipais abrem na quinta e sexta-feira para emergências. O Samu também funciona.

Já os serviços oferecidos na sede da CTTU terão atendimento suspenso nesta quinta e sexta-feira. O monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito ocorrem normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco funciona em regime de plantão, nesta quinta. O atendimento será das 13h às 17h, para demandas urgentes. Na sexta, o expediente é normal.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, as instituições não abrem na quinta, mas funcionam normalmente na sexta-feira (16).