LUTO

Pai de menina que morreu com suspeita de dengue hemorrágica denuncia descaso

A menina de 12 anos faleceu com suspeita de dengue hemorrágica após passar 16 dias internada na UTI do Hospital Oswaldo Cruz

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/11/2018 às 14:31
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Colegas da escola, vizinhos e familiares se despediram na manhã desta quarta-feira (14) da garota Geisilane Monique Silva do Nascimento, de 12 anos, no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. Com flores nas mãos, todos dividiam a dor da perda precoce da garota que morreu com suspeita de dengue grave, mais conhecida como dengue hemorrágica.

Inicialmente, a paciente foi levada para a UPA de Nova Descoberta com os sintomas iniciais de virose, no dia 25 de outubro, e em seguida foi levada para o Hospital Oswaldo Cruz. Na unidade de saúde, a menina passou 16 dias internada na UTI, enfrentou diversas paradas cardíacas e faleceu na manhã desta terça-feira (13).

O pai e pedreiro José Miguel da Silva, de 34 anos, contou que a comunidade em que vivia com Geisilane, a esposa e mais três filhos na 8ª Travessa Chagas Ferreira, no bairro de Passarinho, a situação da população é precária e muitos casos de dengue têm sido registrados. "No lugar onde eu moro é descampado, não tem acompanhamento de nada, da saúde, de nada. Tenho certeza que na rua onde eu moro, na Prefeitura, [consta que] ela é calçada, lá tem agente de saúde todo dia. Mas é tudo mentira. Eu moro em Passarinho, o posto que eu tenho acesso é em Beberibe", denunciou.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

A tia da vítima, Maria Helena Miguel da Silva lembra da garota como sua própria filha. “Era carinhosa com todo mundo, brincalhona com todo mundo. Ela foi criada com minhas filhas. É só saudade e é só assim que a gente pode lembrar dela”, contou.

Nota da prefeitura

Por meio de nota, a Diretoria de Vigilância à Saúde do Recife comunicou o recebimento de notificação de um caso suspeito de arbovirose, podendo ser dengue grave, atendida no Oswaldo Cruz.

A paciente apresentava sintomas de febre, vômitos, dor abdominal intensa e contínua, sangramento de mucosas e aumento do fígado. Amostras de sangue foram coletadas para processamento sorológico de leptospirose e arboviroses e o processo está sob investigação da vigilância epidemiológica do município.

Confira a nota completa:

"A Diretoria de Vigilância à Saúde do Recife recebeu do Hospital Oswaldo Cruz (HUOC), ontem, terça-feira (13), notificação de um óbito suspeito de arbovirose, podendo ser dengue grave , de uma menor de 12 anos, do sexo feminino, cor parda, residente no bairro de Nova Descoberta. Os primeiros sintomas foram registrados no dia 25 de outubro e a paciente deu entrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no dia 28 de outubro, com febre, vômitos, dor abdominal intensa e contínua, plaquetopenia (plaquetas baixas), sangramento de mucosas/outras hemorragias e hepatomegalia (aumento do fígado). Foram coletadas amostras de sangue para processamento sorológico das arboviroses e leptospirose. No dia 09 de outubro foi liberado resultado não reagente para leptospirose. Os demais resultados estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica do Recife."