TFD

Operação da Polícia Federal mira fraudes na gestão da saúde em Salgueiro

De acordo com a Polícia, uma parte do fundo municipal para saúde estava sendo desviada para fins ilícitos. O alvo das investigações é o Programa Tratamento Fora do Domicílio

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 28/11/2018 às 10:35
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Polícia Federal de Pernambuco deflagrou a Operação Solaris para combater suposto desvio de recursos públicos identificados na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salgueiro, no Sertão do Estado. A operação tem apoio do Ministério Público Federal de Salgueiro. Ouça na reportagem de Roberto Gonçalves:

Investigações

As investigações começara, há cerca cinco meses e apontaram um esquema de corrupção envolvendo ex-servidores e uma determinada empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela Prefeitura de Salgueiro dentro do Programa Tratamento Fora do Domicílio. De acordo com as investigações, uma parte do fundo municipal para TFD estava sendo desviada para fins ilícitos.

Na operação, estão sendo utilizados 36 policiais federais que estão dando cumprimento a oito mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Salgueiro, três no Recife e mais um em Olinda. O objetivo da PF é arrecadar documentos relativos a contratação e pagamentos prestados ao Programa de Tratamento Fora do Domicílio, além de planilhas de controles de hospedagem e transporte.

Os crimes que estão sendo investigados são associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa. As penas somadas ultrapassam os 30 anos de reclusão. O valor dos prejuízos aos cofres públicos bem como os recursos desviados ainda estão sendo levantados. Os desvios dos recursos dizem respeito à gestão municipal passada e não da atual. A cidade atualmente é gerida pelo prefeito Clebel Cordeiro (MDB), o prefeito anterior era Marcones Libório de Sá (PSB)

Solaris

A operação foi intitulada Solaris em virtude de ser o nome em latim que faz referência à empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela Prefeitura de Salgueiro através do Programa Tratamento Fora do Domicílio.