TRATAMENTO

Vítimas de queimaduras com caravelas devem evitar receitas caseiras

As vítimas devem ficar em alerta pois o veneno da caravela tem ação tóxica na pele humana, podendo causar inflamação extensa e até necrose

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/11/2018 às 14:28
Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Guga Matos/JC Imagem

Nesta onda de calor, muita gente aproveita para ir à praia. Quem gosta do passeio deve ficar a atento: a pouco menos de um mês para o início do verão, as caravelas tomam conta da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR), o fenômeno acontece devido a mudança do clima, da direção dos ventos e das correntes marítimas.

O veneno da caravela tem ação tóxica na pele humana, podendo causar inflamação extensa e até necrose. A remoção dos tentáculos aderidos à pele deve ser realizada por um profissional da saúde.

Segundo a dermatologista Consuelo Arruda, em caso de queimadura, é importante cuidar de maneira adequada, sem receitas caseiras. Confira os detalhes na reportagem de Grabriela Bento:

Perigo também na areia

De acordo com oficial de operações do GBMAR, capitão Alisson Barros, além do mar, o perigo também está na praia, já que a caravelas procuram águas mais rasas e acabam na areia por conta das ondas.

Em casos de acidentes com caravelas, os banhistas devem procurar assistência médica.

Ainda segundo o oficial de Operações dos Bombeiros Marítimos, em casos mais graves, a queimadura da caravela pode provocar arritmias cardíacas. Há também relatos de dor de cabeça, náuseas, vômitos e febre. Em geral, a gravidade depende da extensão da área atingida.