VESTIBULAR

Provas do SSA 1 e SSA 2 da UPE acontecem domingo e segunda-feira

O bom desempenho dos mais de 40 mil alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, pode garantir a tão sonhada vaga na UPE

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/11/2018 às 17:52
Divulgação/ UPE
FOTO: Divulgação/ UPE

Mais de 40 mil estudantes pernambucanos participarão neste domingo (2) e na próxima segunda-feira (3) do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA). O bom desempenho dos alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, pode garantir a tão sonhada vaga na instituição.

O presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins, explica qual será o modelo de aplicação das provas. “Tanto a primeira quanto a segunda fase eles fazem as provas em quatro horas. No primeiro dia, eles respondem a 44 questões das disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira e filosofia, e no segundo dia eles respondem a 46 questões de química, biologia, história, geografia e sociologia”, detalhou.

O estudante Caio Mendes se prepara para buscar uma vaga no curso de medicina e, apesar da concorrência, o jovem tenta se manter tranquilo. “Por mais difícil que seja mas tem que ter o equilíbrio para chegar na prova e saber ser humilde e ousado ao mesmo tempo para fazer a prova”, contou.

Confira os detalhes na reportagem de Cristiano Bassan:

Provas

A UPE é a única instituição do Estado que adota o modelo de vestibular em que o candidato é avaliado três vezes ao final de cada série do ensino médio.

São 24.111 candidatos inscritos no primeiro seriado e 16.838 no segundo. Pela manhã as provas serão aplicadas das 08h15 às 12h15, para os alunos do primeiro ano, e das 14h15 às 18h15 para os do segundo ano.

Os portões são fechados 15 minutos antes do início das avaliações a psicóloga Paula Aureliano, afirma pequenos detalhes podem fazer a diferença, nos dias que antecedem as provas.

Programa-se

* Abertura dos portões
SSA 1: 7h
SSA 2: 13h

* Fechamento dos portões
SSA 1: 8h
SSA 2: 14h

* Aplicação das provas:
SSA 1: 8h15 às 12h15
SSA 2: 14h15 às 18h15

As provas
* Domingo
44 questões, distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia
* Segunda-feira
46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia

Atenção!

* É obrigação do candidato imprimir o cartão de inscrição, disponível no www.processodeingresso.upe.pe.gov.br
* Além do cartão, exige-se a apresentação de um documento oficial com foto. Não pode carteira de estudante nem certidão de nascimento
* São proibidos telefone celular e equipamentos eletrônicos
* É permitido levar: lápis, borracha, caneta azul ou preta, lanche e água