SAÚDE

Pernambuco registra 26.657 casos de aids em 35 anos

Os números indicam os casos de aids no Estado de 1983 até 1º de outubro de 2018

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 01/12/2018 às 15:35
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Em 35 anos de convivência com a aids, desde 1983 com as primeiras notificações até 1º de outubro de 2018, Pernambuco registrou 26.657 casos de síndrome da imunodeficiência adquirida – 17.339 no público masculino e 9.318 no feminino. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizou 1.263 ocorrências em 2015, 1.170 em 2016 e 1.001 em 2017, o que representa uma redução de 20,7% no período. De janeiro até 1º de outubro de 2018, há 445 casos computados no Estado

Os números foram apresentados nessa sexta-feira (30/11) durante o seminário A história da aids em Pernambuco: 30 anos de enfrentamento, promovido pela SES, na sede da instituição, no Bongi, bairro da Zona Oeste do Recife. Médico sanitarista e técnico do Programa Estadual de IST/Aids/HIV, François Figueiroa aponta o avanço da tecnologia do diagnóstico e do tratamento como principais pontos positivos nessas três décadas de luta contra a aids no Brasil.

“A descentralização dos testes e o diagnóstico precoce fazem a diferença”, destaca François Figueiroa, ao historiar o assunto no seminário. Nos anos 1980, diz ele, as pessoas faziam o teste de forma anônima e eram identificadas por um número e pelo apelido que usavam para esconder a identidade. “As primeiras notificações eram feitas por iniciais. Hoje temos o teste rápido em quase todo o Estado, apenas os municípios de Maraial e Tamandaré não implantaram o serviço.”

Trinta anos atrás, continua o sanitarista, o paciente com diagnóstico de aids tomava mais de 20 comprimidos que causavam efeitos colaterais terríveis. “Atualmente, o tratamento é feito com três drogas em dois comprimidos, extremamente eficazes e com poucos efeitos colaterais.” A medicação é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e paga com dinheiro dos impostos recolhidos dos contribuintes.

Preconceito

Ele recorda que a aids nasceu cercada por uma carga de preconceito enorme porque as primeiras pessoas infectadas eram homossexuais masculinos e prostitutas. “Não progredimos muito, o estigma e o preconceito, algumas vezes, são exacerbados”, lamenta o sanitarista, acrescentando que a situação tende a piorar com a possível proibição do debate sobre gênero e sexualidade nas escolas brasileiras.

Falar sobre gênero e sexualidade nos colégios, esclarece, não significa incentivar relações sexuais precoces. “Discutindo o assunto, quando essa transa acontecer o jovem não estará vulnerável”, declara o médico.

Para Jô Menezes, coordenadora da ong Gestos, “a sociedade civil tem papel fundamental na luta contra a aids no mundo inteiro.” A entidade presta apoio psicológico e jurídico a pessoas que vivem com aids. “Muitas ongs surgiram nos anos 80, poucas ainda funcionam no Estado. As organizações do movimento social não têm recursos para desenvolver ações e chegar aos locais onde o Estado não chega. E aids não é um questão só de saúde”, diz Jô Menezes.