PROTESTO

Polícia prende 10 ambulantes após ação de segurança no metrô do Recife

De acordo com a CBTU, a linha esteve desativada das 12h10 até às 14h40 devido um protesto ocasionado pelas prisões

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 01/12/2018 às 16:19
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

Dez ambulantes foram presos na tarde deste sábado (1º) durante uma ação de segurança promovida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Polícia Militar no metrô do Recife. Após a ocasião, populares atearam fogo em pneus e bloquearam a Linha Sul do metrô de Recife por duas horas e meia, em forma de protesto.

De acordo com a CBTU, a linha esteve desativada das 12h10 até às 14h40 devido ao fogo na via entre as estações Tancredo Neves e Aeroporto. Segundo a empresa, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados.

Ainda segundo a CBTU, a prisão dos ambulantes fez parte de uma ação estratégica da equipe de segurança da CBTU Recife e da Polícia Militar para redução da violência dentro do sistema. Não foi informada o motivo pelo qual os ambulantes foram presos nem para qual órgão eles foram legados

Tiros

Nas redes sociais, passageiros compartilharam vídeos em que seguranças aparecem discutindo com outros passageiros e ambulantes. Em um dos vídeos é possível ver um segurança dando tiros para cima, apontando a arma na direção de um ambulante e arremessando as mercadorias de um outro na linha do trem. A CBTU informou que os vigilantes possuem direito ao porte de arma em serviço e que um processo interno será aberto para apurar o caso.

Nota CBTU

Todo o vigilante contratado pela CBTU tem o direito e o porte da arma em serviço, autorizado pela Polícia Federal, conforme determinado em contrato com a empresa BBC. As CBTU vai abrir processo interno para apurar os procedimentos descritos nos vídeos.