CONSCIENTIZAÇÃO

Comparam HIV com câncer, mas nunca abraçam um soropositivo, desabafa youtuber

Daniel Fernandes, do canal Prosa Positiva, fala do preconceito e da falta de esclarecimento da população. Frequência 2.0 debate convivência com HIV

Rafael Souza
Rafael Souza
Publicado em 03/12/2018 às 13:28
Reprodução internet
FOTO: Reprodução internet

Lembrado no último sábado (1º), o Dia Mundial de Combate à AIDS rende debates sobre conhecimento e preconceito. O "Frequência 2.0" da última sexta (30) se dedicou ao tema e recebeu a ONG Gestos e o youtuber Daniel Fernandes, do canal Prosa Positiva, que convive com o vírus desde 2011. "As pessoas têm o péssimo hábito de comparar HIV com câncer. Mas ninguém abraça uma pessoa com HIV. Essas pessoas também precisam de carinho", desabafa. Escute o programa na íntegra no áudio abaixo.

Conhecimento contra o preconceito

De acordo com Daniel Fernandes, o HIV não escolhe gênero, cor ou orientação sexual: "A gente se sente super herói e que nunca vai acontecer com a gente. Quando você recebe a notícia, fica sem chão. Ninguém fala sobre o assunto e precisamos muito debater", declarou o youtuber. Já para Jô Menezes, coordenadora da ONG Gestos, que trabalha com soropositivos, o preconceito é reforçado pelas autoridades em falas desastrosas, como presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL): "Ele agora vai governar para todas as pessoas. São políticas de estado", diz Jô sobre ameças à política de tratamento por parte de Bolsonaro.

A força do preconceito atrapalha no entendimento da doença: "As pessoas não sabem que soropositivos em tratamento não passam o vírus. As campanhas trazem um medo muito grande em relação ao vírus, mesmo sendo importante esclarecer a gravidade do HIV", alerta Daniel Fernandes. O "Frequência 2.0" ainda abordou a vida com HIV na coluna "Sexo e Relacionamento" e em um paradão com cantores fundamentais na conscientização sobre a doença, como Freddie Mercury e Cazuza.

Dia Nacional no Samba

No ritmo do Dia Nacional do Samba, festejado em 2 de dezembro, o quadro "Mistura Massa" entrevista a diretoria da escola pernambucana Gigante do Samba, 11 vezes campeã do carnaval recifense. Eles adiantam o carnaval de 2019 e falam das dificuldades enfrentadas anualmente pelos artistas locaias para colocar um desfile na avenida.

Apresentado pelos jornalistas Rafael Souza e Ravi Soares, o "Frequência 2.0" é transmitido pela Rádio Jornal todas as sextas, às 23h, com reprise nos domingos, às 21h.