COMBATE A CORRUPÇÃO

Sede própria do Draco começa a funcionar nesta segunda

O prédio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado está localizado no bairro de Tejipió

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 07/12/2018 às 23:52
Reprodução / Google Street View
FOTO: Reprodução / Google Street View

Um mês após ser criada pelo Governo de Pernambuco, o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) começará a funcionar em prédio próprio, no bairro do Tejipió, Zona Oeste do Recife. A inauguração será na próxima segunda-feira (10), às 14h.

De acordo com a Polícia Civil, a sede do novo departamento abrigará quatro das seis delegacias que fazem parte do Draco. A primeira para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a segunda, a Delegacia de Polícia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dprco), para o Interior. Também será abrigada a Delegacia de Polícia Interestadual e Capturas (Polinter) e Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dpcrici). A inauguração contará com presença do secretário de Defesa Social Antonio de Pádua e do chefe da Polícia Civil Joselito Kerhle.

As outras duas estruturas que compõem o departamento, a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (Deccot) e o Grupo de Operações Especiais (GOE), continuarão em suas atuais sedes por conta das especificidades de suas ações.

Estrutura física

O prédio do Draco possui três pavimentos, 15 salas de trabalho, 14 salas de custódia, oito banheiros, acesso principal e acesso operacional. Está localizado na Avenida Liberdade, 364, no bairro de Tejipió.

Novas delegacias

Ainda segundo a Polícia Civil, em 2019 serão criadas mais duas delegacias de combate à corrupção, uma para Zona da Mata e Agreste e outra para o Sertão. O planejamento final é de chegar em 2021 com delegacias especializadas nessa atividade em todo o Estado.

Composição

O Draco já está em atividade, com 168 policiais trabalhando e a integração de três núcleos de inteligência em um, composto por 36 servidores. O novo prédio abrigará quatro delegacias e facilitará integração das investigações. Na última quarta-feira (05), segundo a polícia, o departamento desencadeou sua primeira Operação de Repressão Qualificada (ORQ), intitulada Octanagem, que resultou na prisão de três empresários suspeitos de sonegar mais de R$ 85 milhões de impostos.