Pernambuco

Igreja em comunidade indígena Pankararu é violada no Sertão

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição na área Pankararu, em Jatobá (PE), foi vandalizada no sábado (08/12), dia dedicado à santa

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 09/12/2018 às 15:37
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

Moradores da comunidade indígena Bem Querer de Baixo, em Jatobá, município do Sertão de Pernambuco acionaram a Justiça para investigar a destruição de mais uma edificação de uso do povo Pankararu. Desta vez, o alvo foi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que sofreu uma tentativa de incêndio e teve portas e janelas quebradas. O ataque aconteceu na madrugada desse sábado (08/12), menos de dois meses após a escola e a Unidade de Saúde da Família do lugar terem sido incendiadas.

De acordo com integrantes da comunidade, que por segurança preferem não se identificar, o vandalismo na igreja católica, no dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, tem as mesmas características do incêndio no colégio e no posto de saúde. “Mas agora, gente ligada aos posseiros fez publicação (em redes sociais comemorando o feito, dizendo que é isso mesmo e que ainda falta derrubar) as paredes (do templo), e chamando a gente de escória”, declara uma das representantes do povo Pankararu. Jatobá fica a 425 quilômetros do Recife.

A escola de ensino fundamental e a Unidade de Saúde da Família foram danificadas na madrugada de 29 de outubro último. “As investigações não dão nenhum resultado, mas todo mundo sabe de onde partem os ataques. A gente acredita que agora o mais importante é mostrar como eles estão confortáveis em atacar, em violentar e em ofender, porque a Justiça mesmo não faz nada”, lamenta. Para os pankararus, as ações são praticadas por posseiros que tiveram de deixar a área indígena demarcada em setembro deste ano, por ordem judicial.

Em nota, a equipe do Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos disse que já entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social, o Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco e o Ministério Público Federal, entre outras instituições, pedindo reforço no policiamento ostensivo, para prevenir novos ataques. Também reforça a necessidade de investigações para identificar e punir os responsáveis pelos atos de violência.

Desocupação

A área indígena Pankararu tem 14.294 hectares, foi demarcada em 1940 e homologada em 1987. Depois de uma longa disputa na Justiça, em junho de 2018 a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região determinou o cumprimento da decisão da 38ª Vara Federal de Pernambuco, que decidiu pela saída dos não índios das terras do povo Pankararu, em um prazo de 90 dias. Como os posseiros não saíram espontaneamente, policiais federais e militares retiraram sete, dos 12 ocupantes, em 13 de setembro último na região de Jatobá, Tacaratu e Petrolândia.

A comunidade Bem Querer de Baixo informa que a campanha virtual lançada para arrecadar os recursos que serão usados na reconstrução do prédio da escola e da Unidade de Saúde da Família continua aberta. Os interessados em colaborar podem acessar o endereço www.vakinha.com.br/vaquinha/unidade-desaude-pankararu na internet. O delegado de Jatobá, Daniel Angeli, disse que ainda não assumiu o caso, registrado pela equipe de plantão neste fim de semana, e só a partir desta segunda-feira (10) vai se inteirar do assunto.