Livros

Livraria Jaqueira ocupará espaço que era da Cultura no Recife Antigo

A nova livraria deve entrar em funcionamento já no primeiro semestre de 2019

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 17/12/2018 às 15:31
Foto: Acervo / JC Imagem
FOTO: Foto: Acervo / JC Imagem

Representantes da Livraria Jaqueira anunciaram nesta segunda-feira (17) que a empresa ocupará o espaço em que operava a Livraria Cultura no Recife antigo até julho deste ano, quando as atividades da megastore paulistana foram canceladas, concentrando-se apenas na unidade do Shopping RioMar. Segundo informado pelo setor financeiro da Livraria Jaqueira, a nova loja deve abrir as portas ao público já no mês de março de 2019.

Álvaro Jucá, sócio da edificação onde funcionou a Livraria Cultura do Paço Alfândega de 2004 a 2018, conversou com a reportagem do Jornal do Commercio e contou como as livrarias fazem parte do roteiro turístico e da identidade cultural do Recife, funcionado como ponto de encontro de moradores e de turistas que visitam a cidade: "Na realidade, a cidade do Recife ela é culturalmente ligada a grandes livras. A história da cidade está permeada pelas livrarias como sendo pontos de encontro. Posso pegar as últimas: a Livro7 e depois a Livraria Cultura".

Para Jucá, o modelo de Megastore com o qual opera a Livraria Cultura se exauriu, em decorrência de transformações na forma de consumo dos clientes, principalmente relacionado à queda da venda de CDs e DVDs. Para manter a cultura do "ponto de encontro" na cidade, era necessário apostar em um novo modelo de operação. "Foi então que surgiu a parceria com a Livraria Jaqueira. O melhor desenho que nós achamos foi a parceria com a Livraria Jaqueira, que tem um perfil diferente das megastores e que tem produtos novos para oferecer como, além da livraria, gráfica rápida, um café", disse Jucá, completando que o empreendimento funcionará com oferecimento com outros serviços, como área de recreação, o que ser o diferencial no espaço.

Livros e Livreiros

Para Antônio Fernando Neto, coordenador do setor financeiro da Livraria Jaqueira, mesmo com apostas no novo modelo de negócios, o perfil da nova unidade vai se manter fiel à vocação de vender livros: "Então a gente acredita na aposta de algo sistêmico, de um dinamismo entre os serviços para criar um empreendimento durável e sustentável aqui, mas sempre com a premissa de respeitar a nossa vocação e nossa essência, que é ser livraria e ser livreiro". Segundo Fernando, sempre houve um desejo da Jaqueira em expandir seus negócios para outras áreas da cidade: "A gente sempre sentiu a necessidade de estar expandido para mais um ponto de contato com o nosso público. Em outras áreas da cidade".

Na coletiva para apresentar o projeto, foi informado ainda que unidade da livraria na Zona Norte vai continuar funcionando, mesmo depois da abertura da nova.