Animal

Jacaré é resgatado após maus-tratos em Jaboatão dos Guararapes

O jacaré é da espécie papo-amarelo, ameaçada de extinção

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 08/01/2019 às 11:58
Divulgação/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado por uma equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

Segundo a equipe, o animal de espécie ameaçada de extinção estava sofrendo maus-tratos por parte da população no bairro de Jaboatão Centro. Ele foi encontrado em um lago da região. O jacaré foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para ser tratado. O resgate aconteceu na tarde de segunda-feira (7).

Orientações

A Semag orienta que o indivíduo que se deparar com animais ameaçados de extinção ou espécies silvestres devem entrar em contato com instituições especializadas para que o resgate de maneira a garantir a preservação do animal e a segurança da população.

“Matar, perseguir ou capturar animais silvestres configura crime ambiental. Quem for flagrado praticando maus-tratos a esses animais está sujeito à multa que varia de R$500 a R$5 mil. E caso o animal esteja ameaçado de extinção, o valor poderá dobrar”, explica Adriano Artoni, ambientalista da Semag.