ALERTA

Pernambuco registrou quatro feminicídios nos primeiros 15 dias do ano

Em 2018, Pernambuco registrou entre os meses de janeiro e dezembro 75 feminicídios, apenas um a menos do que em 2017, que somou 76 crimes do tipo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/01/2019 às 16:06
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Nos primeiros 15 dias de 2019, foram noticiadas cinco mortes de mulheres no estado de Pernambuco. Destes cinco crimes, quatro foram tipificados como feminicídio, quando uma mulher é assassinada pela condição de ser mulher.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), os números oficiais deste início de ano devem ser divulgados apenas no final de janeiro. Mas os números de 2018 também assustam: entre os meses de janeiro e dezembro de 2018, foram registradas 75 feminicídios. Um a menos do que em 2017, que somou 76 casos. O que significa que no ranking do medo houve uma queda de apenas 1,3%, no comparativo entre 2018 e 2017.

Durante o Debate na Rádio Jornal, na manhã desta quarta-feira, Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco, disse que os avanços nas investigações e combate ao crime contra mulher já são expressivos no estado.

Confira os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:

Medidas para combater crimes

De acordo com o secretário, desde o lançamento do decreto do governador Paulo Câmara, assinado em setembro de 2017, que instituiu o termo feminicídio nos boletins de ocorrência, o estado vem investido em uma série de ações realizadas pela SDS.

Duas novas delegacias especializadas estão dentro dos planos da equipe de segurança do segundo mandato do governador socialista.

Ainda segundo a SDS, foram ampliadas as redes de delegacias da mulher, com as inaugurações de unidades no Cabo de Santo Agostinho e em Afogados da Ingazeira. Apesar das medidas, nas últimas 24 horas, duas mulheres foram encontradas mortas na Região Metropolitana do Recife.