TURISMO

Observatório da Sé abrirá para interessados em acompanhar eclipse lunar

O eclipse lunar deve atingir seu ponto culminante às 2h12 na madrugada desta segunda-feira

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/01/2019 às 13:06
Ashlley Melo/Acervo JC Imagem
FOTO: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem

O Observatório Astronômico da Sé, localizado na cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, estará aberto em horário especial neste domingo (20). É que após às 23h está previsto o eclipse lunar total de perigeu, ou seja, momento em que a lua estará no ponto mais próximo da terra e será totalmente encoberta pela sombra do planeta.

Uma equipe estará disponível a partir das 20h com equipamentos para melhor visualização do eclipse que deve atingir seu ponto culminante às 2h12.

O coordenador do observatório, Cleiton Batista, dá detalhes da programação que acontece gratuitamente em Olinda e Recife. Confira na reportagem de Kleber Vital:

O eclipse

O eclipse poderá ser visto em todo o Brasil e a previsão é que o fenômeno tenha duração de pouco mais de cinco horas.

Para ver "superlua de sangue" só precisa localizar o astro no céu entre 1h34 e 4h51 (horário de Brasília) da madrugada de domingo para segunda e não é preciso nenhum aparelho especial para ver o eclipse. Mas, equipamentos como telescópios e binóculos podem ser usados para observar os detalhes da superfície lunar durante o fenômeno. Se o céu estiver nublado pode dificultar a observação.