EM PROCESSO

1ª audiência de youtubers que tentaram invadir Cotel é nesta terça

A audiência de instrução, primeira parte do processo onde serão coletados depoimentos dos envolvidos, está marcada para as 9h no Fórum de Abreu e Lima, no Grande Recife

Informações da TV Jornal
Informações da TV Jornal
Publicado em 21/01/2019 às 23:27
Cortesia
FOTO: Cortesia

Está marcada para esta terça-feira (22), a primeira audiência de instrução dos youtubers que foram detidos por tentarem invadir o Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, em abril do ano passado.

De acordo com a equipe de defesa de Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesllay Meireles Lopes Costa (o Matuto Motovlog), 33, e Mateus Kleber Oliveira (Êta Bixiga), 20, eles prestarão depoimentos no Fórum de Abreu e Lima, na audiência marcada para as 9h.

“Esta é a primeira parte do processo, até que o juiz decida julgá-los como inocentes ou culpados pelo crime cometido”, esclareceu a assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Até o momento eles respondem em liberdade.

Os três foram autuados pelos crimes de invasão de domicílio na forma qualificada, lei das contravenções e corrupção de menor. Com eles também estava um adolescente, que não responderá pelo crime por, na época, ter 17 anos.

Dívidas

Logo após serem detidos, no dia 17 de abril, o grupo foi para a audiência de custódia, e, para serem liberados, precisaram pagar fiança de R$ 5 mil, cada um.

Os amigos dos youtubers chegaram a pedir doações para quitar uma dívida com o advogado dos rapazes, já que o defensor foi quem pagou parte do valor para que o trio fosse liberado.

Relembre o caso

Três homens foram presos e um adolescente foi detido, na manhã do dia 17 de abril de 2018, em frente ao Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Fantasiados com macacões vermelhos, uniforme usado na série "La Casa de Papel" da Netflix, e com máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí, eles tinham o objetivo de gravar um vídeo para o Youtube.

Gerson Albuquerque, youtuber pernambucano, foi o "mandante" da ação. Em entrevista à TV Jornal, o rapaz contou que a intenção era gravar um vídeo de cinco segundos em frente ao Cotel. "Era só uma brincadeira", disse Gerson.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos destacou que os três homens foram detidos por tentarem invadir a unidade prisional.